Com mais de 30 anos de experiência na vida pública, Alberto Mourão segue lutando diariamente pelo futuro do país. Atualmente, o parlamentar está em seu terceiro mandato de deputado federal, promovendo mudanças e atuando em prol da população.
Mas, para chegar até aqui, foi necessário muito trabalho e dedicação, e a construção de uma carreira política consolidada: foram cinco mandatos de prefeito de Praia Grande (SP) e mais dois de deputado federal antes deste atual.
Todos marcados por transparência, integridade, eficiência e responsabilidade, algumas das principais características de Mourão, que concentra sua visão de administrador público na prestação de serviços e no atendimento dos interesses sociais.
Alberto Pereira Mourão nasceu em São Paulo, no dia 26 de abril de 1954. Filho de Diamantino Cruz Ferreira Mourão e Idalina da Conceição Pereira (ambos falecidos), é casado com Maria Del Carmen Padin Mourão, mais conhecida como Maruca, tem duas filhas e quatro netos.
Formado em Direito pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), é empresário da construção civil e sócio proprietário da Mourão Construtora desde 1977. Antes de seu início na vida pública, foi também presidente da Associação Comercial de Praia Grande nos anos de 1986 e 87, depois de exercer por dois anos o cargo de vice-presidente da mesma entidade. Em 91 e 92, atuou ainda como provedor da Santa Casa da cidade.
O início da carreira política
Tudo começou nas eleições de 1982, como candidato a vereador de Praia Grande (SP), pelo então PMDB/SP. Na oportunidade, era o mais jovem e foi o mais votado entre todos os pretendentes. Cumpriu seu mandato de 83 a 88, presidindo a Câmara Municipal da cidade nos últimos dois anos.
Já em 1988, foi eleito vice-prefeito do município e em 89, de janeiro a setembro, atuou como Secretário Municipal de Educação.
A primeira eleição para Prefeito
Sua primeira eleição para prefeito ocorreu em 1992, sendo o escolhido pela população da cidade para administrá-la pelos quatro anos seguintes. Cumpriu o mandato até 31 de dezembro de 96, liderando o quadriênio que mudou a imagem do município.
Em paralelo, foi escolhido como o primeiro presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista, em dezembro de 95. Nas eleições municipais de 96, fez seu sucessor na prefeitura da cidade, com 85% dos votos válidos.
De janeiro a setembro de 97, foi superintendente da autarquia Progresso e Desenvolvimento de Praia Grande (Prodepg). Também em 97, presidiu o Instituto de Desenvolvimento e Incentivo a Ações Sociais (IDEIAS) e foi o representante do município no Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb).
Mourão na esfera federal
Em 98, fez sua estreia como deputado federal pelo PMDB/SP, sendo eleito com 122.734 votos (o primeiro deputado federal da história da cidade). Exerceu seu mandato até o ano 2000, quando foi escolhido prefeito de Praia Grande pela segunda vez.
Na Câmara Federal, foi membro titular da Comissão de Viação e Transportes e da Comissão Especial de Reforma Tributária; presidiu a Subcomissão de Aeroportos; foi suplente da Comissão de Educação e titular da Comissão Especial de Reforma do Regimento Interno da Câmara Federal. Também foi o responsável pelo novo texto da Lei de Proteção a Vítimas e Testemunhas, sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.
Foi ainda o quarto vice-presidente da Associação Paulista dos Municípios (APM) e integrante da executiva do diretório municipal do PMDB de Praia Grande.
Segundo mandato de Prefeito de Praia Grande: a continuação do progresso
Mourão foi eleito prefeito da cidade pela segunda vez nas eleições de 2000, obtendo 67.582 votos, cerca de 70% dos votos válidos. A reeleição permitiu que desse continuidade na evolução do município, durante o mandato que exerceu de 2001 a 2004.
Em 2003, voltou também à presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista. Em junho do mesmo ano, filiou-se ao PSDB, militando e atuando pelo partido em prol da sociedade.
É Mourão mais uma vez
Nas eleições de 2004, foi reeleito prefeito de Praia Grande pela terceira vez, para o período de 2005 a 2008, obtendo 69.692 votos – novamente com a marca de 70% dos votos válidos.
De 2005 a 2011, foi coordenador regional também do PSDB na Baixada Santista. Presidiu ainda o Secretariado Estadual de Prefeitos do Partido e foi membro da executiva do Diretório Estadual do mesmo.
Presidiu também, na gestão de 2006, o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb).
Já em outubro de 2008, fez novamente seu sucessor na Prefeitura da cidade.
De volta ao Governo Federal
Nas eleições de 2010, Mourão retornou à Brasília, após obter 104.433 votos válidos na sua segunda candidatura como deputado federal, ficando com a 5ª suplência da coligação.
Assumiu o mandato parlamentar em 14 de fevereiro de 2011, onde se destacou pela atuação na presidência da Subcomissão Permanente de Portos e Vias Navegáveis e pela apresentação de vários projetos nas áreas de Saúde, Segurança, Transporte, Educação e Empregos.
Praia Grande opta novamente por gestão e evolução
Nas eleições de 2012, Mourão foi eleito para seu quarto mandato de prefeito de Praia Grande, obtendo mais de 78 mil votos, o equivalente a 62,45% dos votos válidos.
Depois de quatro anos de muito trabalho e progresso para a cidade, em 2016 veio mais uma reeleição, com 102.073 votos: o equivalente a 76,03% dos votos válidos, que o levavam para o seu quinto mandato à frente da Administração Municipal.
Em 2017, foi nomeado pela segunda vez como presidente do Condesb, com uma gestão marcada por uma atuação metropolitana e importantes conquistas para a Baixada Santista, e em 2019, assumiu pela terceira vez a presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista.
Já em 2021, anunciou sua saída do PSDB, após 18 anos de filiação ao partido.
Terceiro mandato de Deputado Federal
Após retornar ao agora MDB em 2022, Mourão foi eleito deputado federal pela terceira vez, com 114.234 votos, sendo novamente um dos escolhidos para representar a Baixada Santista e o Vale do Ribeira na Câmara dos Deputados.
Desde então, vem sendo um porta-voz da região na capital federal, atuando em prol da Educação, Geração de Emprego, Habitação, Saúde, Segurança, Transporte, entre muitas outras áreas fundamentais para o desenvolvimento tanto da Baixada Santista e do Vale do Ribeira quanto do Brasil.
CONFIRA ABAIXO UMA LINHA DO TEMPO COM UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DE MOURÃO E DE SEUS PRINCIPAIS TRABALHOS E ATUAÇÕES NA VIDA PÚBLICA, TANTO À FRENTE DA PREFEITURA DE PRAIA GRANDE QUANTO COMO DEPUTADO FEDERAL:
Mourão em cerimônia oficial de posse para o seu primeiro mandato como Prefeito de Praia Grande (SP), em 1993.
Também em 1993, o então prefeito deu início às obras de revitalização e urbanização que mudaram a imagem do município.
Ainda em seu primeiro ano de mandato, 93, Mourão criou o Programa Municipal de Habitação, garantindo moradias à várias famílias.
Com o objetivo de criar um espaço onde os idosos pudessem socializar e ter diferentes opções de lazer, surgiu o Programa Conviver, em 1993.
Para valorizar ainda mais estas áreas, foi criada uma rede de estruturas voltadas ao artesanato, como a Feira da Guilhermina, em 1994.
Em 1996, a construção de dois terminais rodoviários, nos bairros Sítio do Campo e Mirim, mudaram a realidade do transporte público local.
Também em 96, para amenizar os impactos do envelhecimento e levar ainda mais qualidade de vida aos idosos, foi criada a Creche do Idoso.
Ao final de seu primeiro mandato, em 1996, o então chefe do Executivo entregava uma cidade bem diferente do que tinha encontrado.
Os investimentos em infraestrutura logo atraíram o primeiro grande empreendimento para a cidade: o Litoral Plaza Shopping, em 1998.
Em 2001, Praia Grande já era reconhecida como um polo turístico e cultural, com diversas atrações disponíveis, como shows de verão.
Com o objetivo de formar profissionais competentes e eficazes, em 2002 foi inaugurada a Faculdade de Tecnologia (Fatec) do município.
A inauguração do PS Quietude, em 2003, possibilitou um atendimento mais ágil e eficiente à população da cidade, desafogando o PS Central.
Propiciar o conhecimento e incentivar o empreendedorismo: esse foi o pensamento de Mourão quando criou a Escola do Trabalho em 2003.
Já para ampliar a convivência entre a comunidade e oferecer novas atividades à população, foi criado, em 2004, o PIC de Praia Grande.
Para auxiliar os que vivem em vulnerabilidade social, Mourão criou também o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em 2006.
Inaugurado em 2008, o Hospital Irmã Dulce é uma das referências do setor na região, em especial, nas áreas de trauma e neurocirurgia.
Também inaugurado em 2008, o Palácio das Artes (PDA) oferece os mais diferentes tipos de atividades artísticas e culturais à população.
Para dar apoio à pessoas em situação de ameaça, Mourão criou, ainda, o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), em 2012.
Levar atendimento especializado àqueles em situação de rua e a usuários de drogas: é a ideia do projeto Consultório na Rua, de 2014.
Localizado no Boqueirão, o centro realiza, desde 2016, o tratamento de hemodiálise em pacientes do município e também de toda a região.
Garantir dignidade a portadores de distúrbios mentais é o objetivo dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), também criados em 2016.
Desde 2017, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) atende pacientes de toda a região, por meio de atenção específica e qualificada.
Também em 2017, a cidade ganhou uma nova sede da Escola Técnica Estadual (ETEC), que contribui para a formação de centenas de jovens.
Com o foco em dar mais dignidade às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, foi implantado, em 2019, o Abrigo Solidário.
O 45º Batalhão da PM também ganhou uma nova sede em 2019, na entrada da cidade, garantindo mais segurança aos moradores e turistas.
A preocupação de Mourão com a segurança é constante. Em 2020, foi o responsável pela implantação da nova Delegacia de Defesa da Mulher de PG.
Localizado na Aviação desde 2020, o CEMAS tem capacidade para atender mais de 10 mil pacientes por mês, em 14 especialidades médicas.
Para tornar a orla da praia ainda mais confortável e atraente, Mourão também investiu, em 2020, em uma nova transformação do espaço.
Para dar mais apoio à esta área, surgiu, em 2020, o Centro de Referência para População em Situação de Rua, o Centro POP.
Mourão inicia, em 2023, o seu terceiro mandato como deputado federal, após ser eleito novamente para representar a região no Congresso.
Com o objetivo de aumentar o prazo de implantação da Nova Lei de Licitações, o deputado apresentou o PL 934/23 – já aceito pelo Governo.
Este é o foco do Projeto de Lei (PL) 1075/23, que visa ampliar os financiamentos ao SUS com recursos de planos privados de saúde.
Outro projeto apresentado por Mourão é o que cria o sistema de demanda, regulação e transparência no SUS (SIDERETRA-SUS), o PL 2053/23.
Para enfrentar os desafios habitacionais no Brasil, a ideia é a criação do Cadastro Nacional de Habitação, por meio do PL 2248/23.
Esta é a proposta com o PL 2495/23, que cria o Programa Nacional de Proteção às Mulheres Gestantes em Razão de Violência Sexual.
Com o PL 3440/23, o deputado federal pretende diminuir a falta de médicos em regiões carentes do país e garantir melhores serviços ao SUS.
Uma vida dedicada ao trabalho em prol do Desenvolvimento Social e Econômico de Praia Grande e Região.
Mas, para chegar até aqui, foi preciso muita dedicação e a construção de uma carreira política consolidada: foram cinco mandatos de prefeito de Praia Grande (SP) e mais dois de deputado federal antes deste atual.