Warning: Undefined array key "options" in /home/albertom/albertomourao.com.br/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 194
Administração - Recursos Humanos - Deputado

Valorizar o servidor público é fundamental

Mourão e servidores públicos de Praia Grande (SP), em ação dedicada ao Outubro Rosa

Como gestor público, Alberto Mourão sempre procurou despertar a motivação e a criatividade do servidor, criando leis que abrangessem o processo de capacitação, avaliação de desempenho, planos de carreira, crescimento pessoal e conscientização da importância da função pública: tudo isso para obter melhores resultados. 

Para se ter uma ideia, quando o então chefe do Executivo assumiu a prefeitura de Praia Grande (SP), em 1993, muitos funcionários não tinham sequer a quem recorrer para falar sobre a desigualdade de salários. Havia total falta de controle e fiscalização neste sentido, de forma que 10% da folha de empregados ganhava muito, enquanto os professores, por exemplo, recebiam apenas um salário mínimo. 

A administração do município tinha uma estrutura marcada por cargos de confiança, em que havia mais de 2.800 funcionários nessa condição. O servidor público em si não tinha nenhum reconhecimento do seu trabalho, ficando totalmente desmotivado. 

Sem contar que era uma época em que o sistema de pagamentos não era informatizado, então para diminuir o risco de duplicar remunerações, Mourão fazia as planilhas à mão, além de corrigir pessoalmente outras falhas na estruturação financeira. 

Foram iniciativas como essas que levaram mais segurança aos servidores públicos da cidade. Em 2020, por exemplo, 97% dos funcionários da Administração Municipal eram concursados, o que já configurava uma máquina profissional. Com esta dinâmica de gestão, foram promovidos ainda constantes cursos de capacitação para os servidores, que também passaram a contar com diferentes planos de carreira dali em diante e a enxergar um novo futuro para seus cargos.

Ações Mourão