Warning: Undefined array key "options" in /home/albertom/albertomourao.com.br/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 194
Cultura - Eventos - Deputado

Cultura o ano inteiro

Shows realizados na cidade atraem milhares de pessoas todos os anos

Em Praia Grande (SP), a mudança na área cultural começou quando Alberto Mourão assumiu a Prefeitura, em 1993. De lá para cá, com sua mente criativa e inovadora, o então prefeito transformou a cidade: ao longo de seus cinco mandatos como chefe do Executivo, o município se tornou um polo de atrações turísticas e culturais, com atividades sendo realizadas durante todo o ano e sendo reconhecidas por todo o Brasil. Atualmente, muitas delas permanecem em destaque, como as seguintes:

 

Praia Games

Um projeto inovador, que demonstra o crescimento do setor de eventos de Praia Grande. Voltado principalmente ao público jovem, e a todos que são fãs de videogames e de cultura pop, o Praia Games teve sua 1ª edição em 2010, reunindo um público de 3 mil pessoas.  Em 2019, quando completou 10 anos, o resultado era ainda mais animador: com três dias de atividades seguidas, realizadas no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues. O público de milhares de pessoas apenas demonstrava o seu grande crescimento, tornando-os um dos principais do segmento na região.

 

Vila Junina

A ideia do evento é promover a cultura das festas juninas na região, e, ao mesmo tempo, fomentar renda para as entidades assistenciais de Praia Grande, que participam da festa em barracas de comidas típicas (toda a renda é revertida a elas).

Inicialmente, a Vila Junina era realizada no Portinho, e, ao longo dos anos, com o aumento do público, passou para o Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues. A 1ª edição realizada no espaço aconteceu em 2014, oferecendo também shows de artistas regionais – tudo de forma gratuita.

Já em 2019, o evento foi transferido para o Kartódromo de Praia Grande, com todo o espaço coberto e um projeto ainda maior, de fomento às atividades turísticas na baixa temporada. Foram 25 barracas de entidades assistenciais, praça de alimentação, parque de diversões e 13 shows de artistas conhecidos nacionalmente, como Elba Ramalho, Zé Ramalho, Raça Negra e Luan Santana, além de apresentações de artistas regionais.

O público da Vila Junina 2019 chegou a 85 mil pessoas, vindas de toda a região da Baixada Santista e também de outras cidades do Estado.

 

Estação Verão Praia / Estação Verão Show

Praia: O projeto teve início em 2013, com a ideia de promover mais atividades aos moradores e turistas durante a temporada de verão. Com seis tendas espalhadas pelas praias da Cidade na 1ª edição, o evento oferecia atividades esportivas e de recreação gratuitas, com aulas de zumba, ginástica e oficinas para a criançada.

Com o tempo, foi se aprimorando, passando também a oferecer apresentações musicais de artistas regionais no período da noite. A proposta sempre foi oferecer um evento voltado para a família.

A última edição, em 2020, contou com uma grande inovação: três arenas geeks, equipadas com computadores e videogames abertos a todos. Campeonatos regionais e brasileiros aconteceram nestes espaços, trazendo diversos jogadores profissionais para a cidade e aproximando os jovens de uma cultura tão crescente no mundo.

 

Show: Em janeiro de 2017, Praia Grande celebrou 50 anos de Emancipação Político-Administrativa. A comemoração foi uma série de shows realizados no Kartódromo Municipal, com todo o esquema de segurança necessário para garantir a tranquilidade do público.

A repercussão turística do evento foi um sucesso e a prefeitura passou a realizar o Estação Verão Show a partir de 2018, aprimorando a estrutura para receber ainda mais moradores e turistas. As atrações musicais de grande porte proporcionadas levam diversão para todos os gostos desde então, em um evento seguro e de clima agradável.

Como se não bastasse, em 2020 o evento teve sua estrutura totalmente coberta, seguindo os moldes da Vila Junina 2019, e apontou um crescimento de público que comprova o sucesso do projeto: milhares de pessoas passaram pelo Kartódromo para curtir as apresentações de nomes como Fernando e Sorocaba, Jorge e Mateus, Léo Santana, Matheus e Kauan, Naiara Azevedo, Nando Reis, Paralamas do Sucesso, Wesley Safadão, entre muitos outros.

Outra atração cultural da cidade é o Salão de Artes Plásticas, que reúne os mais diferentes tipos de arte

Salão de Artes Plásticas

Em 1989, a Administração de Alberto Mourão deu início a um trabalho que, atualmente, é reconhecido nacionalmente. O Salão de Artes Plásticas de Praia Grande reúne artistas regionais e de todo o Brasil, com participação também de artistas do exterior, como já foi registrado em algumas edições.

Através de um edital de chamamento público, qualquer artista pode participar, enviando inscrição e obras para uma mostra competitiva, que serão avaliadas por um júri especializado e terão as três primeiras colocadas remuneradas.

Além disso, as obras permanecem expostas na Galeria Nilton Zanotti, sempre de novembro até o fim de janeiro, com diversas expressões artísticas, como: pintura, escultura, desenho, fotografia, objeto, entre outras.

 

Semana de Cultura Caiçara

O resgate de nossas raízes caiçaras é o principal objetivo deste evento, que teve sua 1ª edição em 2017, reunindo diversas atividades culturais relacionadas ao tema em espaços da cidade, como o Palácio das Artes, o Portinho e a Praça Duque de Caxias.

A Semana da Cultura Caiçara foi instituída pela Lei nº 1.807 de 2 de junho de 2016, entrando oficialmente para o calendário de eventos do município. A ideia é promover o resgate da cultura caiçara através de exposições, danças, espetáculos teatrais, música e ações educativas em parceria com a Secretaria de Educação. O evento acontece sempre de 25 a 31 de maio.

 

Mostra de Teatro

O desenvolvimento artístico da cidade possibilitou que fosse criada, em 2016, a Mostra de Teatro de Praia Grande, com o objetivo de reunir grupos de teatro do município e de toda a região, em uma semana de apresentações no Teatro Serafim Gonzalez.

A Mostra já teve cinco edições, sempre em setembro, recebendo mais de 70 grupos locais e regionais, com entrada gratuita ao público, promovendo um intercâmbio cultural importante para Praia Grande e a Baixada Santista.

 

Mostra de Dança

Em agosto de 2017, foi criada a Mostra de Dança da cidade, voltada especialmente aos grupos locais. As edições do evento até aqui já reuniram dançarinos de todo o município e também da região, que puderam mostrar seus talentos no palco do Teatro Serafim Gonzalez, em apresentações abertas ao público e com ingressos solidários (doações de alimentos ou kits de higiene para o Fundo Social de Solidariedade).

 

Festival de Chorinho

Através do grupo de excelência Chorões do Palácio, criado no Núcleo Artístico Palácio das Artes, surgiu a ideia de promover um festival do gênero musical. Em abril de 2018, aconteceu a 1ª edição do Festival de Chorinho, que até hoje recebe grupos de excelência da cidade e de outros municípios da região.

Além das apresentações musicais, abertas ao público no Teatro Serafim Gonzalez, o festival promove exposições e workshops relacionados ao tema, sempre com grande adesão e participação da população.

 

Festival de Violões

Como forma de homenagear o maestro Antônio Manzione, grande músico de nossa região, o Festival de Violões já teve 11 edições, contemplando alunos do Núcleo Artístico e do Porto das Artes. Destaque para a Camerata de Violões, um dos principais grupos a se apresentar no evento, realizando um belíssimo trabalho com alunos de todas as idades.

O Festival de Violões acontece sempre em novembro, também no Teatro Serafim Gonzalez, em apresentações gratuitas.

 

Feiras de Artesanato

Tradicionais pontos turísticos de Praia Grande, as feiras de artesanato atraem centenas de pessoas, que prestigiam os artesãos locais. São quatro pontos de feiras de artesanato fixas na cidade: Praça Portugal (Guilhermina), Praça Roberto Andraus (Ocian), Nossa Senhora de Fátima (Caiçara) e Praça Carlos Gomes (Solemar). As feiras funcionam sempre aos finais de semana e feriados.

Praia Grande conta, ainda, com o projeto Feira de Artesanato Itinerante, que contempla artesãos que não possuem licença para expor nos pontos fixos. Os profissionais, inscritos na Secretaria de Cultura e Turismo, apresentam seus trabalhos em feiras que acontecem mensalmente, em locais como o Portinho da cidade.

Feiras de artesanato encantam moradores e turistas

Ações Mourão