Integração entre bairros e mais segurança
Várias são as vias que interligam Praia Grande (SP) e garantem mais mobilidade e segurança aos moradores do município. Muitas delas, surgiram quando Alberto Mourão esteve à frente da Prefeitura da cidade. É o caso da Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas, que passa por dez bairros locais: Boqueirão, Guilhermina, Aviação, Tupi, Ocian, Mirim, Maracanã, Caiçara, Flórida e Solemar.
Tudo começou com a necessidade de modernização do Acesso 291/SP-55, um importante corredor viário do município, para o qual o então prefeito solicitou que fosse executado um projeto de uma pista expressa de 10km de extensão, a Via Expressa Sul, para facilitar ainda mais a locomoção de moradores e turistas.
A obra compreendeu a pista rápida, ciclovias e duas avenidas marginais, sendo uma delas a própria Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas e a outra a Avenida Ministro Marcos Freire. Com as novas marginais, o município contou também com um aumento considerável no número de estabelecimentos comerciais às margens das vias, movimentando a economia local.
Desde que inauguradas, ambas cumprem seu papel de integrar os bairros da cidade, melhorar a travessia de veículos e pedestres e aumentar a segurança viária – separando o trânsito local dos motoristas que utilizam a pista central como corredor viário de destino à outras cidades.
Um dos pontos mais importantes do projeto de construção das avenidas foi a implantação dos viadutos como alternativa para a transposição das vias, que até então era feita por acessos que cruzavam a pista. Os viadutos foram projetados de forma a atender com segurança os usuários do sistema, possibilitando a ligação das duas avenidas, ou seja, unindo os dois lados da cidade.