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Saúde - Desenvolvimento de Sistemas - Deputado

Inovação gera eficiência em serviços

Com pensamento rápido, Mourão criou a Central de Atendimento e Combate à Covid-19 assim que foi decretada a pandemia

Criatividade é uma marca registrada em Alberto Mourão. O então prefeito de Praia Grande (SP) por cindo mandatos sempre foi muito focado em soluções, não se desesperando em meio a crises, como as que constantemente acontecem no sistema de Saúde do país. Pelo contrário, frente a elas, Mourão busca sempre os melhores caminhos, com sabedoria e transparência, para superá-las.

Foi o que ocorreu em 2020, quando os problemas na área afetaram não apenas o Brasil, mas sim o mundo inteiro, que se viu diante da maior crise sanitária de sua história, a do Coronavírus. Infelizmente, a Covid-19 tirou a vida de milhares de pessoas e causou abalos globais. No entanto, foi neste momento que todos os governantes passaram a ser ainda mais imprescindíveis no combate à doença e que suas ações de enfrentamento se tornaram ainda mais essenciais.

 

Central de Atendimento e Combate à Covid-19

Em Praia Grande, Mourão mostrou agilidade, criatividade e competência para ajudar a cidade a enfrentar o Coronavírus. Logo que a quarentena foi decretada pelo Estado de São Paulo, o então chefe do Executivo, trabalhando com sua equipe, criou uma central telefônica exclusiva sobre o assunto para atender aos munícipes.

Dentre as funções do serviço estavam: esclarecer dúvidas e prestar orientações à população; fazer a triagem dos pacientes e encaminhá-los para atendimento médico; ligar para os mesmos e falar sobre os resultados dos exames (em casos de testes positivos para a Covid-19) e tratar da internação do paciente, quando necessário, e fazer o acompanhamento da recuperação, após o recebimento de alta. Ao todo, cerca de 9 mil atendimentos foram realizados.

O serviço oferecido pelo número 162 foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da cidade, formada por médicos, enfermeiros e outros profissionais do setor.

A ideia desta iniciativa foi agilizar os primeiros atendimentos relacionados ao coronavírus, até porque, por telefone, as pessoas podem explicar com facilidade suas respectivas condições de saúde. Assim, os profissionais poderiam já identificar e classificar o risco de contágio da doença, aplicando o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

 

Prontuário Eletrônico

Outra inovação de Mourão para o sistema de saúde de Praia Grande foi o prontuário eletrônico. Admirador incontestável da tecnologia, o então prefeito da cidade procurou encontrar na modernidade um caminho para dar agilidade aos processos. Para isso, ele buscou inspiração em sistemas de outros países, que demonstrassem mais eficiência nos atendimentos médicos.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o Governo chegou a criar um incentivo financeiro para que médicos e clínicas passassem a adotar prontuários eletrônicos, com o objetivo de criar um cadastro de saúde da população norte-americana. A ação permite uma padronização eficaz, promovendo integração de dados, além de diminuir as chances de erros, como ilegibilidade da letra do médico.

Isso porque prontuários de papel estão sempre suscetíveis a falhas, como extravio e quebra de sigilo – sem contar a necessidade de ser reformulado a cada vez que o paciente passa por consulta com um médico diferente, aumentando a possibilidade de as informações estarem incompletas.

Já o prontuário eletrônico permite que seja criado um histórico online do paciente. Dessa forma, de maneira contextualizada, médicos, enfermeiras e técnicos podem ter mais eficácia na hora de realizar um tratamento ou procedimento, além de todos terem acesso às mesmas informações.

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