Praia Grande registra quase 50% de redução nos acidentes de trânsito da cidade
Quando começou seus estudos sobre o sistema hierárquico viário de Praia Grande (SP), ao longo de seus mandatos como prefeito da cidade, Mourão tinha plena convicção onde poderia chegar. Ele tinha certeza que ajudaria muito à população a ter mais qualidade de vida, o que também significaria menos acidentes de trânsito.
Nos últimos anos, por exemplo, Praia Grande conta com uma redução de 47,6% no número de óbitos causados por acidentes de trânsito. É o que aponta o relatório emitido pelo Projeto Respeito à Vida, do Governo de São Paulo. Os números são ainda mais positivos quando analisados separadamente por tipos de vias: com redução de 64% de mortes em vias municipais (grande maioria em Praia Grande, com cerca de 800 km) e 34,8% em rodovias estaduais (com cerca de 27 km). Os resultados são frutos das ações realizadas nas áreas de fiscalização, engenharia viária e de educação de trânsito na cidade.
No total, foram 250 óbitos registrados no município, só de 2015 e 2019 (passando de 63 casos em 2015 para 33 em 2019). Dentre os públicos alvo, a maior queda foi registrada entre os pedestres, com redução de 55,5% de óbitos (com 27 casos em 2015, 9 em 2016, 14 em 2017, 15 em 2018 e 12 no ano passado); seguido por motociclistas, com 47,3% a menos de mortes no trânsito nestes cinco anos, inclusive registrando a menor taxa de óbitos no último ano (19 em 2015, 20 em 2016, 26 em 2017, 21 em 2018 e 10 em 2019).
A taxa de óbitos por acidentes com vítimas registrados na cidade também apresentou melhoras. Em 2015, Praia Grande apresentava uma morte para cada 15,6 acidentes. Já em 2019, o município teve um óbito para cada 27,03 ocorrências. Além disso, quando é analisada a quantidade de moradores da cidade, os números também apresentam saldo positivos: em 2015, Praia Grande tinha uma taxa de 21,66 óbitos a cada 100 mil habitantes, e em 2019 a taxa foi de 10,59.
Dentre as ações desenvolvidas na cidade, que resultaram nestas reduções de mortes no trânsito, realizadas junto ao Programa Respeito à Vida, estão melhorias na sinalização viária (horizontal, vertical e semafórica) e implantação de faixas elevadas para travessia de pedestres. Além disso, ações desenvolvidas pelo município, voltadas a fiscalização e trabalhos de conscientização junto à população e turistas, também estão entre os principais fatores para a queda.
Inclusive, desde o início de 2019, a Secretaria de Trânsito tem mapeado e levantado possíveis ações necessárias em locais com registro de acidentes de trânsito. O objetivo dessas análises críticas, que conta com visitas técnicas e reuniões para exposição dos resultados e planos de ações, é diminuir a gravidade dos acidentes nos locais e até evitar que eles voltem a acontecer. Os trechos das ocorrências são apontados pelo Infosiga-SP, banco de dados com informações de acidentes de trânsito do Estado, com dados relativos a quantidade de fatalidades e perfil dos acidentes e das vítimas.
Outra iniciativa da Administração Municipal é o desenvolvimento de diversas ações educativas dentro da Semana Nacional de Trânsito, celebrada sempre de 18 a 25 de setembro. Dentre os trabalhos elaborados nos últimos anos estão concursos culturais com estudantes municipais, pit stops educativos, ações em Terminais Rodoviários e escolas, entre outros.
Conheça alguns projetos de segurança viária:
Ciclista Cidadão – Cadastro de proprietários de bicicletas da cidade, realizado a colagem de adesivo numerado nos veículos. Com as informações levantadas, a prefeitura mapeia o perfil dos ciclistas da Praia Grande e direciona de forma mais efetiva as ações de trânsito no município.
Sistema Viário Binário – Criado para desafogar o trânsito nas vias dos grandes centros urbanos e evitar acidentes, o sistema binário conta com vias funcionando como mão única, sempre com sentidos de direção alternados.
Videomonitoramento – A tecnologia do sistema de videomonitoramento de Praia Grande auxilia também no trabalho de vigilância viária. Com base na resolução nº 532/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a prefeitura realiza a fiscalização de trânsito por meio das câmeras de monitoramento instaladas nas vias urbanas, complementando os trabalhos realizados durante patrulhamentos.