Cultura para todos
Popularizar a cultura: essa foi a principal meta de Alberto Mourão para levar arte e cultura para todos os moradores de Praia Grande (SP). Até porque, quando assumiu a prefeitura da cidade no início da década de 90, existia apenas uma biblioteca municipal e a então Casa da Cultura, que realizava exposições e apresentações de grupos teatrais. Contudo, esses espaços eram pouco frequentados pelos moradores da periferia, pois ainda persistia a crença de que somente as classes com maior poder aquisitivo frequentavam tais locais.
Para deixar claro que cultura é um direito constitucional e que todos devem ter acesso a ela, independentemente de raça, sexo, idade, religião ou classe social, durante as suas gestões, Mourão e sua equipe levaram diversas atividades e oficinas culturais aos bairros. Mas ainda assim, o então chefe do Executivo percebia a dificuldade de infraestrutura em muitos locais. No entanto, como detentor de um pensamento visionário, isso nunca o limitou e a busca por soluções aos problemas que cercavam a região continuava frequente.
Aliás, sua mente sempre esteve muito mais focada em solução do que em problema e apesar de respeitar a opinião de quem já ocupou seu lugar, ele nunca se intimidou com as tentativas feitas por governos anteriores que não deram certo, até porque sempre foi muito mais voltado para a inovação. Sendo assim, as ideias de revolucionar esse setor dificilmente haviam passado pelas cabeças de outros prefeitos, enquanto na de Mourão os planos eram grandiosos, como construir uma área que abrangesse inúmeros formatos de atividades culturais. Logo, o tão sonhado espaço se tornou realidade: o Palácio das Artes, inaugurado em 2008.