População conta com mais de 20 especialidades médicas disponíveis em Praia Grande (SP)
Saúde sempre foi prioridade para Alberto Mourão. Por isso, ao longo de seus cinco mandatos como prefeito de Praia Grande (SP), o então chefe do Executivo sempre fez questão de investir o máximo possível na rede de saúde pública da cidade, inclusive, quando o assunto é atendimento especializado. Graças a isso, atualmente, o município conta com duas grandes unidades que desenvolvem os atendimentos voltados à estas vertentes: o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e o Centro de Especialidades Médicas (CEMAS).
Com os investimentos realizados pelo município em diversas áreas da Saúde e a cobrança de Mourão junto ao Sistema, pacientes que aguardavam consultas em 23 especialidades – como geriatria, ginecologia, mastologia, oftalmologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, reumatologia pediátrica, entre outras – foram atendidos e as filas de espera zeradas. Outras 17 especialidades tiveram as filas equilibradas.
Além das consultas, os exames de média e alta complexidade também sofreram drástica diminuição no tempo de espera. São 22 filas zeradas em exames como angiotomografia, ultrassonografia, exames oftalmológicos, endoscopia, cistoscopia, tomografia com sedação, entre outros. Além deles, outros 12 exames tiveram as filas de espera equilibradas.
Nefro PG – Centro de Nefrologia de Praia Grande
Durante décadas, moradores de Praia Grande eram obrigados a se dirigir a Santos e a São Paulo para fazer hemodiálises, por exemplo. Mourão não se conformava com isso e determinou então a construção do Centro de Nefrologia da cidade, o Nefro PG. O serviço nem estava credenciado ainda, mas a sua “teimosia” fez com que a cidade fosse contemplada com essa referência.
Localizado no Bairro Boqueirão e inaugurado em 2016, o centro realiza o tratamento de hemodiálise em pacientes residentes no município e também em cidades vizinhas. Já o ambulatório pré-dialítico do equipamento é responsável pelo acompanhamento médico desses pacientes e por uma equipe multidisciplinar de mais de cem pessoas. O serviço acabou com o transtorno da grande locomoção para outras cidades, que afetava centenas de pacientes. Para se ter uma ideia, somente no primeiro ano de operação, em 2019, foram 19.109 atendimentos realizados.
CER – Centro Especializado em Reabilitação
Um dos mais modernos equipamentos públicos da Baixada Santista nesta área, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) Joanna Imparato, foi mais um construído pela gestão de Mourão em Praia Grande. Localizada no Bairro Mirim e inaugurada em 2017, a unidade atende pacientes de todas as faixas etárias, que recebem avaliação, diagnóstico e orientações, além de fazerem reabilitação conforme a indicação do especialista.
Adultos, crianças e pessoas da melhor idade contam com amplos consultórios e modernos equipamentos à disposição. Isso porque o CER tem salas e consultórios específicos para avaliação, triagem, acolhimento, fisioterapia, fisioterapia infantil, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, reabilitação, atendimento em grupo, neurologia, enfermagem e assistência social.
A instalação conta ainda com: refeitório, horta, espaços de convivência, áreas de embarque e desembarque de ambulâncias e carros adaptados, salas exclusivas para os funcionários, estacionamento com vagas especiais, além de ambiente de leitura e brinquedoteca.
Outro diferencial é sala de Atividade de Vida Prática. O local possui equipamentos que as pessoas utilizam em casa, como cama, fogão e armários. Toda essa estrutura busca treinar os beneficiados a terem autonomia nos afazeres.