Transformando crises em oportunidades

Quando falamos sobre geração de emprego, Praia Grande (SP) é uma das cidades do Brasil que mais se destacou nos últimos 20 anos, graças à mente visionária de Alberto Mourão, que conseguiu transformar o município em um dos polos de empreendimento mais procurados por investidores do país.
Detentor de uma visão estratégica, ao longo de suas cinco gestões como prefeito da cidade, Mourão conseguiu trazer para o município empresas que gerassem milhares de empregos para a população, como é o caso do Litoral Plaza Shopping. O empreendimento é responsável por mais de 4 mil postos de trabalho atualmente. O hipermercado Assaí, também instalado durante a administração do então chefe do Executivo, é outro exemplo que contribui bastante para diminuir o desemprego na região, dando oportunidades para muitos cidadãos.
Ou seja, são diversos empreendimentos que fazem com que o município tenha uma realidade diferente das demais cidades da Baixada Santista, quando o assunto é o mercado de trabalho.
No entanto, essa nem sempre foi a realidade
Na década de 90, assim como no começo dos anos 2000, poucos moradores de Praia Grande trabalhavam na cidade. A partir da reestruturação pela qual passou, hoje é comum encontrarmos pessoas de municípios vizinhos, como Santos e São Vicente, se deslocando para atuar no local.
Isso só ocorreu porque Mourão sempre estudou profundamente as causas do desemprego na região, identificando as transformações movidas pelo tempo e buscando soluções para saná-las.
Tanto é que há cerca de 30 anos, Praia Grande era a maior produtora de chuchu do Estado. Consequentemente, a agricultura ajudava a manter o sustento de muitas famílias. Hoje, essa não é mais uma realidade vivida pelo município.
Outro fator que o então chefe do Executivo sempre esteve atento foi o aumento do desemprego na indústria, causado pela inovação tecnológica – fazendo com que o setor passasse por uma restruturação produtiva, em que homens eram substituídos por máquinas.

Pensamento à frente de seu tempo
Mourão nunca ficou esperando o crescimento econômico do País para então começar a tomar providências, pois sempre entendeu que não era somente isso que mudaria a realidade e os problemas do desemprego na cidade. Pelo contrário, ele sempre acreditou que uma das melhores oportunidades para mudar uma situação delicada é exatamente durante uma crise: é neste momento que a criatividade ganha espaço para fazer a diferença na vida das pessoas.
O então prefeito entendeu que para gerar empregos era fundamental que houvesse estímulos para o surgimento de novas empresas, nos mais variados setores. Por isso que, em todas as suas gestões como chefe do Executivo, sempre levou ao município programas que orientassem e incentivassem pessoas a serem donas de seus próprios negócios. Não à toa que, hoje, as MPE’s são responsáveis por centenas de postos de trabalhos locais.
Seguindo na mesma linha de raciocínio, ele sempre compreendeu também que, para suprir a crescente demanda que surgiria por profissionais qualificados, uma capacitação técnica de qualidade também seria fundamental. Por esta razão que, em todos os anos de seu governo, buscou oferecer oportunidades de estudos do mais alto padrão, para que as pessoas tivessem as condições necessárias de conquistar seu tão sonhado emprego. Graças a isso, atualmente, a cidade possui excelentes faculdades e escolas técnicas que capacitam seus alunos para atuarem no mercado de trabalho.
E não para por aí: pensando em prestar auxílio àqueles que estavam desempregados e que não tiveram tanta oportunidade de estudar, o prefeito à época criou programas que pudessem capacitar os munícipes a conquistarem um novo emprego. É o caso do Programa de Apoio ao Desempregado (PAD), criado em 2001, que tem como objetivo capacitar tecnicamente o cidadão para que ele tenha condição de conseguir um novo emprego e, consequentemente, promover o seu sustento e o de sua família.
Turismo – Em escala mundial, o turismo é um dos setores que mais movimenta o desenvolvimento econômico. Vendo a atividade como principal alavanca para mudar a realidade da cidade, Mourão focou seus planos de governo para atrair milhares de turistas ao município durante o ano inteiro e não somente em datas específicas.
Como consequência disso, diversos postos de trabalho foram criados, como nos meios de hospedagem (hotéis, pousadas e hostels), que geram inúmeros empregos na região. Bares, restaurantes, lanchonetes e quiosques também são responsáveis por diminuir o desemprego local.
Atualmente, Praia Grande é a 4ª cidade mais visitada do Brasil.
Construção Civil – A construção civil é um dos segmentos que mais gera postos de trabalho no Brasil. De 1993 a 1996, quando assumiu a Prefeitura de Praia Grande pela primeira vez, o então chefe do Executivo começou a traçar uma nova realidade para o município.
Graças a sua gestão direcionada ao turismo, a cidade passou a contar com um “boom imobiliário” em pouco tempo. O número de construções no município triplicou, gerando novos empregos dentro da construção civil e também no mercado imobiliário, assim como nas empresas de prestação de serviços para esse setor – já que cada condomínio precisa de funcionários para trabalhar nele.