Respeito e apoio ao trabalho da PM
A história de respeito a Polícia Militar, construída por Mourão, começou logo no início de seu governo como prefeito de Praia Grande (SP), em 1993 – quando lutou por condições dignas de trabalho para os policiais, para que assim pudessem garantir a ordem na cidade.
Isso inclui, inclusive, a instalação de batalhões adequados para abrigar o efetivo policial local. Foi assim que o então prefeito conseguiu, junto ao Governo do Estado, a autorização para a criação do 45º BPM-I, em 1999, com a respectiva inauguração de sua primeira sede em 15 de julho de 2000. A unidade surgiu da célula que condizia ao efetivo da 1ª Companhia da PM no município e abriu as portas para que novas instalações da instituição fossem criadas na cidade.
O próprio 45º BPM-I ganhou uma nova sede em 2020, durante o quinto mandato de Mourão à frente da Administração Municipal. O novo prédio, localizado logo na entrada da cidade, conta com uma área de mais de 2.200 m² e cinco andares, com 21 salas, 11 banheiros, 5 alojamentos, cozinha, refeitório, auditório, espaço para atividades físicas, reserva de armas e área externa com capacidade para 20 veículos.
Além dele e da 1ª Companhia, sediada no mesmo local, o município conta, atualmente, com mais duas Companhias: a 2ª, localizada no Bairro Solemar, e a 3ª, instalada no Bairro Ocian. Graças a elas, o efetivo policial da cidade já conta com cerca de 520 integrantes, o que equipara Praia Grande aos outros municípios da região, em termos de números de policiais em proporção aos números de habitantes, atendendo a uma antiga reivindicação de Mourão.
Radiopatrulhamento Aéreo
Outra unidade de destaque da Polícia Militar em Praia Grande é de Radiopatrulhamento Aéreo, sediada em terreno cedido pela Administração Municipal, no Bairro Mirim. Contando com um helicóptero fixo e outros três para a temporada de verão, a base foi revitalizada recentemente e ganhou uma estrutura ainda mais moderna, oferecendo melhores condições de trabalho aos policiais do efetivo local, além dos reforços advindos da Operação Verão. A unidade atende não apenas Praia Grande, mas 22 municípios ao total, desde a divisa com o Paraná até a divisa com o Litoral Norte de São Paulo.
Operação Verão
Não é difícil de ouvir que Praia Grande recebe um grande número de policiais durante a Operação Verão, mas isso só foi possível graças a forte atuação de Mourão junto ao Governo do Estado. A cidade, inclusive, foi a primeira a receber a Operação em toda a região.
Hoje, ela é referência para moradores, turistas e até policiais que chegam para trabalhar no município. Isso porque eles sabem que podem contar com uma excelente infraestrutura para passar esse tempo longe de suas casas, pois a Administração Municipal garante um ótimo atendimento para suas necessidades, como as que envolvem alimentação e estadia.