Inovação e tecnologia promovem eficácia no serviço público
Imagine a seguinte situação: você assume uma empresa e quando chega se depara com uma bagunça nos processos administrativos, em que os números não batem, há uma dívida enorme e juros exorbitantes. Foi assim que Alberto Mourão encontrou a prefeitura de Praia Grande (SP) quando a assumiu pela primeira vez, em 1993, com grande descontrole financeiro.
Haviam diversos tipos de falhas, desde pagamentos duplicados a fornecedores, até salários pagos indevidamente. Com isso, a falta de confiança do contribuinte da cidade só crescia. Diante da situação, o próprio prefeito na época passou a fazer um controle manual dos gastos, folhas de pontos, notas de pagamentos, entre outros documentos, para evitar qualquer erro no caminho. Contudo, ele nunca deixou de pensar na inovação como aliada da gestão pública e maneiras mais modernas de fazê-la sempre estiveram em seu radar.
Por isso que com o passar dos anos, buscou, por meio da tecnologia, meios de garantir que os serviços públicos da cidade, como os de saúde, educação e segurança, atendessem à população de maneira mais ágil e eficiente.
Tecnologia que aproxima e traz velocidade e transparência aos processos
O fato de diversas pessoas ficarem horas para conseguir um atendimento médico ou um agendamento para a realização de exames é um grande exemplo de como o setor público deve avançar ainda mais para ser mais atento às necessidades da população. Para Mourão, a tecnologia é fundamental para auxiliar neste objetivo e para possibilitar que as atividades governamentais estejam mais próximas do cidadão, tornando a gestão pública como um todo muito mais eficaz.
Ainda assim, é necessário que os resultados sejam acompanhados através da aplicação de indicadores de desempenho, pois são eles que permitem que os governantes tenham uma visão geral sobre a eficiência e a funcionalidade dos processos. Isso é fundamental para identificar falhas e fazer com que os funcionários priorizem as metas estabelecidas, oferecendo serviços cada vez mais qualificados para a população.
Para se ter uma ideia, com este monitoramento, a prefeitura identificou pontos negativos e realizou ações capazes de diminuir e até eliminar problemas nos processos. Dessa forma, Mourão não abriu mão de novos recursos tecnológicos que o ajudassem a acompanhar o cumprimento dos contratos, verificar se o uso dos recursos financeiros estava sendo feito corretamente ou até ajudar na elaboração do planejamento estratégico para o município.
Sem contar que a inovação também contribui para tornar o governo mais transparente. Atualmente, os municípios contam com portais de transparência que divulgam uma série de informações aos cidadãos, como o uso e o destino dos recursos públicos aplicados nas cidades, por exemplo.
Confira algumas das inovações adotadas em Praia Grande:
Saúde – Todo atendimento da rede municipal de saúde é feito por meio de prontuário eletrônico. Dessa forma, o histórico dos pacientes fica registrado no sistema para ser consultado sempre que necessário.
Educação – Todas as unidades de Ensino Fundamental da cidade contam com lousas digitais e tablets para serem utilizados pelos alunos. Já as unidades de Educação Infantil e Atendimento de Creche contam com salas de informática equipadas com mesas educacionais interativas e informatizadas, além de lousas digitais.
Segurança – Quando o assunto é segurança, Praia Grande vira referência no combate à criminalidade. Somente em termos de monitoramento, o município possui quase 3 mil câmeras espalhadas por diversos pontos de sua extensão.
A cidade foi pioneira também em 2019, quando Mourão inovou mais uma vez e trouxe um moderno sistema de reconhecimento de caracteres para o município, chamado cerco eletrônico, com tecnologia capaz de identificar qualquer veículo que entre ou saia de suas dependências – facilitando assim o trabalho de investigação ou de localização de carros e motos furtadas ou roubadas.
Meio Ambiente – A tecnologia também é aliada na preservação ambiental. Drones são utilizados para a contenção de áreas de invasão e para a prevenção de desmatamento de áreas ambientais.
Durante a pandemia, os equipamentos foram utilizados também para identificar aglomerações que poderiam ser responsáveis pela proliferação da Covid-19 na região.
Os dispositivos são específicos para a Segurança Pública e contam com um mecanismo capaz de emitir mensagens sonoras por meio de um alto-falante no próprio equipamento. O recado pode ser tanto pré-gravado quanto emitido no momento da ação.