Participação da população fortalece autonomia dos municípios
Alberto Mourão sempre deu extrema importância à participação popular, pois acredita que é obrigação de todo governante despertar a sensação de pertencimento em todo o indivíduo. Por isso, em suas gestões como prefeito de Praia Grande (SP), promoveu um ambiente propício à mudança de pensamentos e ações, permitindo que os cidadãos criassem consciência sobre a relevância da aproximação na política de seu município.
Para ele, a participação da população deve ser incentivada, tendo o estímulo à educação como condição preponderante para uma comunidade se libertar da alienação e atingir um nível de consciência crítica, preparando-se para o exercício de sua soberania.
Por isso que, ao longo de seus cinco mandatos como chefe do Executivo, incentivou a criação e o mantimento da Casa dos Conselhos, que reúne diversos Conselhos Municipais para que toda população tenha condição de fazer parte do processo decisório nas políticas públicas, fortalecendo assim a cidadania. Inclusive, pessoas que são ativas nos conselhos têm mais condições de ajudar na tomada de decisões, no controle dos recursos públicos e na defesa da qualidade de vida de todos.
Além disso, cidadãos que são conhecedores do que acontece nas administrações de suas respectivas cidades, estados e país, podem propor melhorias e fazer as respectivas cobranças aos governantes para que elas sejam efetivadas.