Modernidade e praticidade que facilitam a mobilidade
Planejamento é essencial para o desenvolvimento de qualquer município e com Praia Grande (SP) não é diferente. Por isso, Alberto Mourão sempre pensou na cidade de forma estratégica, enquanto esteve à frente da Prefeitura por cinco mandatos. Mas, para ele, não há desenvolvimento que se sustente sem uma infraestrutura que o acompanhe, na qual o setor de mobilidade urbana é fundamental, inclusive no que compete a parte de vias que cruzam a cidade.
Com a necessidade de modernização do Acesso 291/SP-55, um importante corredor viário do município, a Administração planejou e executou o projeto de uma pista expressa de 10km de extensão, a Via Expressa Sul. Aproveitando o momento, o então prefeito pensou na criação de mais duas avenidas paralelas, que margeassem a via principal.
Foi aí que surgiu a Avenida Ministro Marcos Freire, que passa pelos bairros Sítio do Campo, Jardim Glória, Vila Antártica, Tupiry, Quietude, Anhanguera e Nova Mirim. Da mesma forma, surgiu também a Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas, que, por sua vez, integra os bairros Boqueirão, Guilhermina, Aviação, Tupi, Ocian e Mirim.
O projeto compreendeu também, além da via expressa e das duas avenidas, a instalação de ciclovias ao longo de todo o trajeto. Com as novas marginais, o município contou ainda com um aumento considerável no número de estabelecimentos comerciais às margens das vias, movimentando a economia local.
Desde que inauguradas, as avenidas cumprem seu papel de interligar os bairros da cidade, melhorar a travessia de veículos e pedestres e aumentar a segurança viária, separando o trânsito local dos motoristas que utilizam a pista central como corredor de destino para outras cidades da região.