Transparência dá mais acesso de dados públicos à população
Em todas as suas gestões como prefeito de Praia Grande (SP), Alberto Mourão sempre fez questão que a população reavaliasse seu governo. Ele acredita que o povo não deve ser somente representado, mas sim fazer parte do processo. Dessa forma, os cidadãos têm um papel ainda mais importante na democracia, não somente a cada 4 anos, nas urnas, mas também participando ativamente da Administração.
No entanto, existe ainda quem acredite que somente os representantes de cargos públicos têm poder dentro de uma gestão governamental. Contudo, as leis e portais de transparência que se fazem cada vez mais presentes buscam mudar essa ideia. A comunicação de dados públicos e a consolidação de processos transparentes de gestão contribuem para o entendimento de que toda a sociedade é responsável e pode participar das decisões de um governo.
Para Mourão, a transparência, além de resultar em uma maior integração, garante mais acesso às informações, o que dá a população o poder de fiscalizar o governo. Com isso, as pessoas podem verificar se as promessas estão sendo cumpridas e como o dinheiro público está sendo gasto. Dessa forma, cria-se uma relação de confiança entre cidadão e gestor.