Resgate à história da pesca
Alberto Mourão acredita que o maior potencial para o desenvolvimento de uma cidade esteja em suas características naturais, aquelas onde já exista vocação para despertar atenção do público. Com esse pensamento, transformou os locais improvisados para venda de peixes e frutos do mar em Praia Grande (SP), em espaços apropriados e confortáveis para moradores, turistas e comerciantes.
Para aqueles que desejam desfrutar dos deliciosos alimentos naturais locais, o município conta atualmente com dois lugares onde as pessoas podem comprar peixes e frutos do mar.
Boutique do Peixe – Inaugurada em 1996, a Boutique de Peixe, localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, no bairro Canto do Forte, possui arquitetura em forma de arraia, quando vista de cima. O local, que passou recentemente por reforma, conta com cinco boxes de 13 metros quadrados cada um, área de serviço para instalação de freezer e depósito para as redes.
Mercado do Peixe – Já no bairro Ocian, também na Avenida Presidente Castelo Branco, o Mercado do Peixe ocupa uma área de 700 metros quadrados, com arquitetura em forma de barco, abrigando sete boxes para a venda de pescados, com 13 metros quadrados cada um. No subsolo, há sete depósitos de 15 metros quadrados cada, sendo um espaço destinado para o armazenamento do material de trabalho dos pescadores.
O prédio tem formato de um pesqueiro, rodeado de espelhos d’água. O lugar possui também uma obra de arte. Trata-se de um peixe de alumínio, içado por um cabo de aço que simula um mastro. Com 2,50 metros de altura e 1,30 metros de largura, o trabalho leva a assinatura do artista plástico Edson Mônaco. O comércio ainda conta com um mirante.