Reciclagem é opção de renda para moradores
Você sabia que a reciclagem, além de colaborar com o meio ambiente, pode se tornar uma fonte de renda para diversas famílias? Pois é, e para contribuir com todos os moradores de Praia Grande (SP) que atuam neste segmento, a cidade conta com duas cooperativas de reciclagem.
Uma delas é a Coopervida, que fica na área do antigo lixão da Vila Sônia e reúne cerca de 50 cooperados que se revezam na triagem dos recicláveis. Os materiais são recolhidos pela Prefeitura, por meio dos ecopontos e do serviço de coleta seletiva, e repassados aos ex-catadores.
A outra é a Acamar. Sediada no Bairro Vila Antártica, conta com 774 metros quadrados de área coberta e 56 metros quadrados de área descoberta. O local possui ainda banheiros, vestiários, refeitório, cozinha, sistema de cisternas para captação de água da chuva e maquinários necessários para a separação, embalagem e armazenamento dos materiais.
Vale ressaltar que os cooperados de ambas unidades utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e atuam com toda a segurança. O trabalho das cooperativas gera renda para cerca de 100 famílias.