Descobrindo novos talentos e impulsionando crianças e adolescentes
Desde quando assumiu a gestão de Praia Grande (SP) pela primeira vez, em 1993, e ao longo de seus cinco mandatos como prefeito da cidade, Alberto Mourão acredita no potencial do esporte como ferramenta de educação e de transformação social. Por isso, investe no setor para que ele possa atuar como alavanca para a vida de diversas crianças e adolescentes da cidade, transformando-as para melhor e, consequentemente, descobrindo novos talentos para a região e para o país.
Neste sentido, dois projetos criados por Mourão se destacam, o SuperEscola e o Centro de Iniciação ao Esporte:
SuperEscola – Projeto inédito de inclusão social, voltado para estudantes da rede pública de ensino, que oferece atividades esportivas e culturais no contraturno escolar. Outro objetivo é estimular os estudos: o aluno só pode fazer parte do programa se apresentar bom rendimento escolar.
Atualmente, a rede municipal que o integra oferece 18 modalidades esportivas para as crianças e adolescentes da cidade, além de uma série de oficinas e cursos. São atividades de caratê, judô, futebol, futsal, handebol, basquete, esportes náuticos, atletismo, capoeira, skate, ginástica artística, taekwondo, entre outros, que podem ser praticadas nos equipamentos esportivos que servem como sede para grandes eventos e competições – além de aulas de teatro, violão, damas, música (percussão e flauta doce), coral e artes manuais, que são realizadas nas unidades do SuperEscola espalhadas pelo município.
Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) – Pensando nos diversos talentos esportivos que poderiam ser desenvolvidos na cidade, no início de 2019, Mourão elaborou, junto com sua equipe, o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE).
O moderno equipamento, que está sediado na Avenida Esmeraldo Tarquínio Soares de Campos Filho, no Bairro Ribeirópolis, é, inclusive, um dos polos do Programa SuperEscola.
O Centro é um espaço múltiplo uso com o objetivo de identificar talentos, formar atletas e cidadãos. Os alunos podem praticar diversas modalidades olímpicas e paralímpicas no local. A estrutura do Centro impressiona: o equipamento ocupa um terreno de 3,5 mil m², com um total de 2,5 mil m² de área construída. Além do ginásio poliesportivo coberto, com cerca de 1,7 mil m², a estrutura conta também com quadra poliesportiva, arquibancada com 181 lugares, academia e sala com plataforma elevatória.