Proteção aos direitos do cidadão
Prover assistência social aos mais diferentes tipos de públicos e necessidades sempre esteve no DNA de Alberto Mourão. O então prefeito de Praia Grande (PG) por cinco mandatos sempre entendeu que uma cidade só é boa se for para todos, sem exceção, por isso apostou na criação de diferentes programas assistenciais aos mais diferentes tipos de parcelas da população.
Um deles foi o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), implantado em 2012, no Boqueirão, com o objetivo de auxiliar famílias e pessoas em situação de ameaça ou de violação de direitos sociais (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, entre outros).
Dois anos depois, em 2014, mais uma unidade foi inaugurada na cidade, no bairro Jardim Esmeralda. O CREAS é o responsável pelo acolhimento e pela escuta qualificada do ser humano, consolidando os laços familiares e comunitários de cada um, privilegiando a reconstrução destes. É no Centro também que ocorre o oferecimento de serviços de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).