Segurança em primeiro lugar
![](https://albertomourao.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Delegacia-da-Mulher-entregue-a-populacao.jpg)
Mesmo não sendo obrigação dos municípios, Alberto Mourão sempre entendeu a importância de um trabalho conjunto entre cidades e estados para que as forças policiais pudessem ter condições de trabalhar e, consequentemente, executar suas funções com excelência. Por isso, sempre deu total apoio à Polícia Civil quando esteve à frente da prefeitura da cidade, desenvolvendo, ao longo de cinco mandatos, parcerias com o Governo do Estado, para que os agentes de segurança locais tivessem a maior infraestrutura possível para exercer seus papéis.
O auxílio prestado por Mourão, inclusive, foi desde a doação de viaturas até terrenos ou prédios para que fossem criadas bases de atendimento, onde a instituição pudesse exercer de maneira digna sua função.
Como a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM): em seu último ano de mandato, em 2020, preocupado em prestar melhor atendimento para as vítimas de feminicídio, o então chefe do Executivo cedeu o espaço para que fosse construída uma nova sede para a DDM da cidade, com atendimento 24 horas.
A parceria com o Governo do Estado neste caso permitiu que os mais de 340 mil habitantes que residem no município fossem beneficiados com a nova instalação. Entre as melhorias da nova sede está a acessibilidade para pessoas com deficiência e estrutura para oitivas especiais, além de salas para atendimento médico e psicológico. O espaço também conta com um espaço para crianças brincarem, enquanto a mãe presta queixa, por exemplo.
IML
Em 2013, o Instituto Médico Legal de Praia Grande teve suas atividades suspensas, devido a uma determinação do Ministério Público, que apontava problemas estruturais no prédio onde estava instalado – ao lado do Cemitério Municipal, no bairro Vila Antártica. Desde então, as pessoas que precisavam de algum serviço do órgão tinham que ir até Santos.
No entanto, preocupado com a situação da população e prevendo os problemas que surgiriam em decorrência do deslocamento de uma cidade para outra, Mourão se colocou à disposição da Superintendência da Polícia Científica, de quem é a responsabilidade pelos IML’s, para doar novos terrenos para a construção de um novo Instituto Médico Legal (IML) na cidade.
Fato que ocorreu pouco depois. Em 2015, o então prefeito oficializou a doação de uma área de aproximadamente 2 mil metros quadrados à Fazenda do Estado, o que possibilitou a retomada dos exames de corpo de delito em aproximadamente 20 dias.