Warning: Undefined array key "options" in /home/albertom/albertomourao.com.br/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 194
Meio Ambiente - Esgoto - Deputado

Mais saneamento básico para a população

Esgoto tratado e que abrange toda a cidade sempre foi uma prioridade para Mourão

Embora Praia Grande (SP) já tivesse uma importante concentração populacional no início da década de 90, suas condições sanitárias e de sistemas de esgoto eram extremamente precárias na época. O nível de atendimento do sistema implantado reduzia-se apenas para partes dos bairros Boqueirão, Guilhermina, Ocian, Samambaia e Tupi. Os demais não possuíam nenhum saneamento básico, mas sim valas e fossa sépticas, comprometendo as condições higiênicas da cidade e da população.

O problema afetava também a balneabilidade das praias, submetendo munícipes e turistas à contaminação. A fim de solucioná-lo e melhorar a qualidade de vida da cidade, foi iniciado então o projeto do sistema de esgotamento sanitário: a primeira etapa teve início em 1994, logo após Alberto Mourão assumir a Prefeitura do município pela primeira vez.

 

Operação Caça-Esgoto

Com o objetivo de intensificar as operações que colaborassem com o saneamento básico e com o aumento de balneabilidade das praias, Praia Grande foi a primeira cidade a desenvolver uma operação que fiscalizasse ligações irregulares de esgotos na rede coletora de águas da chuva, além de identificar a falta de caixas de gordura e outras irregularidades espalhadas pelo município, evitando assim o lançamento do esgoto “in natura” ao meio ambiente.

Os proprietários dos imóveis que eram identificados cometendo infrações, eram notificados e recebiam um prazo determinado para regularizar a situação. Denominada como Caça-Esgoto, a operação tornou-se uma referência e passou a ser replicada por diversas cidades do Brasil, sendo adotada, inclusive, como um programa da própria Sabesp.

Ações Mourão