A reconquista da dignidade

Todos os anos, milhares de pessoas se mudam para Praia Grande (SP), provenientes de diversas partes do País. Com o objetivo de dar dignidade e despertar a sensação de pertencimento a elas e aos moradores do município como um todo, Alberto Mourão se empenhou em fazer com que valorizem a cidade e não dependam do poder público municipal para viver e criar seus filhos. Pensando então em estimular o exercício da cidadania, promoveu a criação de diversos equipamentos públicos e projetos sociais.
Durante a elaboração dos mesmos, sempre houve muito cuidado para que o sistema de bem-estar social não desestimulasse o cidadão a trabalhar, pois observava-se que à medida que os benefícios sociais aumentavam, eles também passavam a funcionar como uma alternativa de renda, gerando comodismo por parte de muitas pessoas.
E o objetivo dos programas sociais, na verdade, é oferecer uma ajuda temporária, capacitando o cidadão para ganhar sua própria renda e para sustentar sua família com dignidade – passando também a colaborar com o desenvolvimento econômico do município.
Inclusive, uma das iniciativas de Mourão que mais obteve sucesso neste sentido foi a criação do Programa de Integração e Cidadania (PIC), ofertando à população mais um espaço para o convívio e o entrosamento familiar. Além disso, o PIC oferece também diferentes cursos de capacitação profissional, assim como atividades esportivas, culturais e de geração de renda.
Atualmente, o projeto já conta com seis unidades, localizadas nos bairros Melvi, Anhanguera (Vila Alice), Vila Sônia, Quietude, Real e Sítio do Campo. Criado em 2004, o programa já atendeu mais de 6 mil pessoas.