Tratamento dentário acessível para a população de baixa renda
Nem todo mundo tem condições de arcar com os custos de um tratamento dentário adequado. Com a população de Praia Grande (SP) não é diferente. Sabendo disso, Alberto Mourão investe na área de saúde bucal da cidade desde quando assumiu a Prefeitura do município pela primeira vez, em 1993. Tanto é que, apenas em seu segundo ano de mandato, em 1994, criou o pioneiro Sistema de Atendimento Móvel Odontológico (SAMO) local.
Programa que logo deu resultados: o tratamento dentário para a população saltou de aproximadamente dois mil atendimentos, no fim de 1992, para quase nove mil, em 1996. E parte da responsabilidade por esta evolução registrada no atendimento odontológico da cidade deve-se a ele.
O SAMO, aliás, foi resultado de uma parceria entre a prefeitura e uma empresa de transporte coletivo, concessionária do serviço municipal na época. Essa união resultou em dois veículos adaptados com consultórios dentários, ar condicionado e espaço suficiente para quatro cirurgiões e oito auxiliares. A capacidade de atendimento era de 40 pessoas por dia.
Já no período de férias escolares, o SAMO era deslocado para atender as áreas de maior concentração de população carente da cidade. Esse serviço contava também com o respaldo das multiclínicas e dos prontos-socorros.
SIAPAS
Também em 1994, a Administração Municipal deu início a um plano de saúde voltado aos servidores públicos da cidade, assim como suas famílias – no qual também tinha o tratamento odontológico como um dos serviços oferecidos. Tratava-se do Sistema de Atendimento a Pensões e Assistência do Servidor (SIAPAS).
Inicialmente, o plano foi administrado por uma empresa privada, tendo a terceirização dos seus serviços de 1994 a junho de 1996. Foi quando Mourão buscou os serviços da especialista Creuza de Souza Smith, formando o setor que conduziria o sistema sob a coordenação do médico da rede municipal Walter da Costa Júnior – com o apoio de mais dois funcionários, dos quais um deles faria os plantões noturnos.
O serviço chegou a ter 4.014 associados, sendo o órgão gestor de um plano de saúde que, somados os dependentes deste e os servidores já aposentados, abrangeu um universo de 10.213 pessoas.
CEO – Centro de Especialidades Odontológicas
Atualmente, Praia Grande conta com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que segue operando intensamente e dando todo o suporte necessário à população. São cerca de 800 atendimentos realizados por mês nas especialidades em endodontia (canal), periodontia (gengiva), cirurgia oral e estomatologia – além de atendimentos exclusivos a portadores de necessidades especiais e bebês.
A equipe da unidade é composta por 10 dentistas, 4 auxiliares e um auxiliar de limpeza. O CEO, inclusive, se tornou um centro de referência nos tratamentos odontológicos na cidade e um dos polos do Programa da Residência Multiprofissional, com dois dentistas residentes.
Na prática, o centro recebe os pacientes encaminhados pelos dentistas das Usafas, quando os casos são de maior complexidade e necessitam ser tratados dentro das especialidades. Então, o paciente deve primeiramente buscar a unidade de saúde do seu bairro e, se houver necessidade, o dentista o encaminhará ao CEO.