O acesso à educação é um direito fundamental. Por isso, o deputado federal Alberto Mourão propõe a criação de uma bolsa-auxílio de R$ 300,00 para jovens carentes que estão no Ensino Médio. Com a medida, a ideia é combater a evasão escolar e a desigualdade social, possibilitando que alunos de baixa renda concluam seus estudos, tenham um futuro melhor e contribuam para o desenvolvimento do País.
O projeto entraria como uma emenda da MP do Bolsa Família, no sentido de ajudar os estudantes a não abandonar a educação. Isso porque, cerca de 9% a 10% dos jovens que estão no Ensino Médio no país precisam deixar os estudos de lado para ir ao mercado de trabalho e, assim, auxiliar no sustento de suas respectivas famílias.
Com este projeto, o intuito é atuar para que este tipo de situação não aconteça e a única forma de fazer isto é os ajudando a ter uma renda complementar – colaborando, assim, para a renda familiar e para as suas respectivas permanências nas escolas. Mas, para ter direito ao benefício, os alunos precisam estar estudando em período integral.