Praia Grande moderniza frota da Saúde com 17 novas ambulâncias

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, realizou nesta sexta-feira (21) a entrega de 17…

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, realizou nesta sexta-feira (21) a entrega de 17 novas ambulâncias, modernizando a frota da Saúde para atender cada vez melhor a população. Desse total, 14 foram adquiridas pelo Município e três foram cedidas pelo Ministério da Saúde. São nove novas ambulâncias que compõem a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e oito novas Unidades de Transporte de Saúde (UTS).

E para celebrar a chegada das novas ambulâncias, as unidades percorreram as bases do SAMU e da UTS em Praia Grande, situadas nos bairros Aviação, Boqueirão, Quietude, Samambaia e Maracanã. A carreata foi encerrada no Paço Municipal, no Bairro Mirim, com a cerimônia de entrega das chaves pelo prefeito.

“Nós estamos fazendo a renovação da frota com a aquisição de 17 veículos 0 KM, para que as ambulâncias estejam funcionando plenamente e prestando um serviço de qualidade à população. É importante fazer essa atualização, pois as ambulâncias rodam bastante diariamente e isso naturalmente acaba desgastando os veículos. Além disso, as unidades trazem nova tecnologia e novos equipamentos, o que automaticamente melhora a prestação de serviço de remoção de pacientes”, declarou o chefe do Executivo Municipal.

Com as aquisições, o SAMU de Praia Grande conta atualmente com uma frota totalmente renovada, composta por 11 ambulâncias e uma motolância, além de cinco veículos de reserva técnica. Esses novos veículos são equipados com kit contendo desfibrilador externo automático (DEA), oxímetro e aspirador portátil.

UTI Neonatal – Um dos destaques das ambulâncias do SAMU é a Unidade de Suporte Avançado (USA) com UTI Neonatal. O equipamento vai ampliar e dar mais qualidade à assistência dos bebês recém-nascidos que necessitarem de transporte de urgência e emergência.

“No veículo a gente conta com uma incubadora de transporte, que permite fazer um controle de temperatura adequado muito importante para essa faixa etária. Tem também um ventilador mecânico, para dar suporte à oxigenação desses pacientes, e ainda um desfibrilador manual. São recursos que oferecem uma maior qualidade na assistência e mais segurança no transporte. Por exemplo, pacientes que nascem com doenças do coração e precisam ser transferidos para São Paulo, que é a referência, vão poder ser transferidos de uma maneira mais segura”, explicou o coordenador médico do SAMU, Silvio Vassão Junior.

UTS – A frota de Unidades de Transporte de Saúde (UTS) está sendo completamente renovada e ampliada. Até então, eram cinco veículos que faziam o transporte de pacientes entre unidades de saúde. Com a nova aquisição pela Administração Municipal, o serviço passa a contar com oito unidades.

As UTS fazem o transporte e remoção de pacientes que atendem a critérios específicos, como estarem acamados ou ainda serem dependentes. Os atendidos devem possuir laudos para usufruírem do serviço.

Regulação – Durante a cerimônia, o prefeito Alberto Mourão externou um pleito praia-grandense relativo à Central de Regulação do SAMU, que hoje está localizada em Itanhaém. O objetivo é trazer a sede dessa central para Praia Grande, proporcionando uma maior agilidade no atendimento de urgência e emergência.

“O SAMU tem uma regulação regional, pactuada há mais de 15 anos, em Itanhaém. E a gente fica subordinado a eles, pois quando você liga no 192 cai na Central de Itanhaém e, por eles não terem uma tecnologia avançada, às vezes é disparada uma ambulância errada, por exemplo, do Boqueirão para o Solemar, sendo que tem uma base mais próxima da ocorrência, e no fim isso gera um percurso mais longo e um tempo-resposta maior para atender o paciente. Só que isso tem que ser em menos de 10 minutos”, reforçou o prefeito.

“A gente quer dialogar com Itanhaém para ver se o Município abre mão da gestão, pois nós temos tecnologia e condições de absorver a regulação do SAMU e gerenciar as outras cidades também, para que a gente possa conseguir melhorar o tempo-resposta de todas as cidades. E se isso não acontecer, continuar junto ao Ministério de Saúde para que a gente transforme Praia Grande e Mongaguá como única gestão regional do SAMU”, finalizou.

Estrutura – Praia Grande possui atualmente quatro bases descentralizadas do SAMU que fazem o atendimento de urgência e emergência em todo o Município. As unidades ficam nos bairros Samambaia, Quietude, Boqueirão e Maracanã. As três primeiras ficam anexas às Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) da Cidade e ao Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID).

A base do Maracanã está situada atrás da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Isso proporciona um maior entrosamento entre esses serviços, se tornando fundamental para o atendimento de casos mais complexos.

Além das bases descentralizadas do SAMU, a Cidade possui ainda três unidades de saúde que são referências para os atendimentos de urgência e emergência na Cidade e formam uma das estruturas mais completas da Baixada Santista neste setor. São elas: o Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina, e as UPAs dos bairros Quietude e Samambaia.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Compartilhe o post

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias recentes

Cadastre-se e receba mais informações por e-mail