Warning: Undefined array key "options" in /home/albertom/albertomourao.com.br/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 194
Saúde - Vigilância em Saúde - Imunização - Deputado

Imunização adequada é o melhor caminho para a prevenção de doenças

Com a vacinação em dia, é possível evitar doenças como gripe, meningite, influenza, coqueluche e sarampo

Se atualmente temos importantes avanços na longevidade e na qualidade de vida, podemos seguramente dizer que muito disso se deve ao trabalho de imunização da sociedade como um todo. Até porque esta prática, que ocorre através de vacinas, é o método mais eficaz na prevenção de doenças que atingem a população, principalmente as transmissíveis.

Ciente disso, Alberto Mourão sempre soube que a responsabilidade de oferecer uma imunização adequada aos cidadãos, assim como os demais serviços que a contemplam, é do governo. Por isso que, ao longo de seus cinco mandatos como Prefeito de Praia Grande (SP), investiu em diferentes frentes de atuação neste sentido.

Uma delas, foi a criação de um setor dentro da Secretaria de Saúde Pública da cidade, a Sesap, responsável pelo monitoramento de possíveis problemas de saúde que possam causar transtornos à população. A ideia é manter sob controle doenças que podem ser prevenidas através da vacinação, como gripe, meningite, influenza, coqueluche, difteria, paralisia flácida aguda, rubéola, sarampo, varicela, tétano e raiva – além de eventuais enfermidades causadas por acidentes com animais peçonhentos ou em decorrência de eventos adversos pós vacinação. Este mesmo departamento é o responsável também por manter o estoque de imunobiológicos (vacinas e soros) do município e pela distribuição da grade mensal de vacinas para as unidades de saúde.

Outro destaque é que o setor atende o calendário nacional de vacinação, onde as vacinas são enviadas pelo Estado e distribuídas na rede básica de saúde da cidade para imunizar a população. A Sesap desenvolve ainda a manutenção da rede de frio para garantir a eficiência das vacinas, com energia de emergência na central, veículo refrigerado para distribuí-las e câmara de controle imunobiológico nas unidades.

Ações Mourão