Praia Grande é exemplo em bem-estar animal
Alberto Mourão sempre teve um olhar muito especial para os animais. Por isso que, pensando em retribuir todo o carinho que os pets de estimação dão aos seus tutores, criou a Divisão de Saúde Ambiental e Proteção à Vida Animal em Praia Grande (SP) – enquanto esteve à frente da prefeitura da cidade.
A partir daí, o antigo Centro de Controle de Zoonoses do município se tornou o responsável pelo controle da população animal na cidade. É a unidade que faz também a intermediação da adoção de animais abandonados, destinando um lar a centenas de bichinhos todos os anos. Quem adota, assina um termo de posse, se responsabilizando pelo bem-estar do animal.
E não para por aí, em 2019, o então prefeito sancionou uma lei de proteção animal que estipula regras, multas e punições, de acordo com cada caso: infrações ligadas à comercialização, propriedade, guarda, posse, uso, transporte e tráfego de animais dentro da cidade. A Guarda Civil Municipal (GCM) é a responsável pela fiscalização. A lei prevê ainda o credenciamento de médicos veterinários, consultórios, clínicas, hospitais e outros estabelecimentos veterinários que estão sediados no município.
Outro detalhe que chama a atenção é que a legislação trata sobre a identificação dos animais através da colocação de um microship nos mesmos. Por iniciativas como essas que Praia Grande já é considerada uma referência para diversas cidades quando o assunto é o bem-estar animal.