A União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) empossou a nova diretoria para o mandato 2025-2026, na manhã desta sexta-feira (31), na Câmara Municipal de Praia Grande. O prefeito Alberto Mourão prestigiou o evento, que também contou com a presença do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França; do atual presidente da União dos Vereadores do Brasil, Gilson Conzatti e da presidente Executiva da União dos Vereadores do Estado de SP, Silvia Melo.
Para a nova diretoria da Uvebs foram empossados os vereadores Cadu Barbosa para Presidente (Praia Grande), Paulo Miyasiro para Vice-Presidente (Santos), Renata Barreiro para 2ª Vice-Presidente (Bertioga), Socorro Mendonça para 3ª Vice-Presidente (Peruíbe), Paulo Monteiro para Secretário (Praia Grande), Alessandro Oliveira para 2º Secretário (Cubatão), Marcinho Silva para Tesoureiro (Cubatão), William Thor para 2° Tesoureiro (Itanhaém), Paula Jacó para a Comunicação (Mongaguá), Michelle Freitas para a Defesa da Mulher (Guarujá), Benevan Souza para o Patrimônio (São Vicente) e Aparecido Davi para o Trabalho Institucional (Guarujá). Para conselheiros, os vereadores Salmir Gomes (Bertioga), Daniela Teles (Peruíbe), Rafael Pasquarelli (Santos), Daniel Machado (Itanhaém), Badu Diniz (Mongaguá), Cristian (Peruíbe) e Jefferson Cezarolli (São Vicente). Os mandatos dos novos membros da entidade terão validade de dois anos, com início imediato.
O prefeito Alberto Mourão destacou a importância da União dos Vereadores em pautas regionais. “Parabenizo a todos os eleitos e empossados para este mandato à frente da Uvebs. Com união é possível mobilizar a sociedade em lutas importantes para a nossa região e, a partir daí, pressionar junto às prefeituras, os governos Estadual e Federal, a busca de benefícios regionais para criar cada vez mais oportunidades e desenvolvimento econômico e social para a Baixada Santista”.
E completou afirmando que a região precisa dar as mãos e cobrar a construção do Hospital do Câncer e do Coração, bem como a vinda de uma Universidade Pública, para induzir o desenvolvimento regional. “Nesta luta, a Uvebs deve participar. Assim como na discussão sobre o rearranjo produtivo regional e o apoio estrutural para cada município se desenvolver de acordo com sua vocação”.
A Uvebs, que completa 15 anos de existência, representa os 142 vereadores das nove cidades da Baixada Santista e trabalha para fortalecer os municípios de forma metropolitana, trazendo soluções a questões comuns às cidades, por meio de interlocução política, inclusive com outros entes dos poderes Estadual e Federal.
O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, utilizou seu discurso para destacar a relevância do trabalho do vereador na construção de políticas públicas que beneficiem a população, além de ações de união para o fortalecimento da região metropolitana.
Já o presidente eleito da entidade, Cadu Barbosa, mencionou que o grupo continuará unido e organizado. “Seguiremos reforçando nosso compromisso com as demandas e prioridades da nossa região, onde vivem quase 2 milhões de pessoas. Uma região essencial, com grande potencial econômico, social e ambiental, que merece ser tratada com o protagonismo que lhe cabe”.