A tão aguardada ligação seca entre as cidades de Santos e Guarujá, na Baixada Santista, deu mais um importante passo em direção a sua concretização, com a recente parceria firmada entre os Governos Federal e Estadual – que dividirão os custos para a construção de um túnel submerso que conectará os dois municípios, em uma obra estimada em R$ 6 bilhões. No entanto, as movimentações para que isso viesse a ocorrer não são de agora.
No fim do ano passado, por exemplo, o deputado federal Alberto Mourão (MDB/SP) foi designado o relator do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN 36/2023), que abre crédito especial no Orçamento de Investimento da União, na ordem de R$ 70,9 milhões, para atender parte das necessidades de empresas como Autoridade Portuária de Santos (APS), Companhia Docas do Rio de Janeiro e Infraero. Somente a APS deve receber R$ 50 milhões desse total, para a condução de estudos e para a implementação do Túnel Santos-Guarujá.
Para o parlamentar, com essas iniciativas, foram dados grandes passos para o desenvolvimento da Baixada Santista como um todo, em especial com a parceria firmada entre as duas esferas do governo. “Isto é algo essencial, pois mostra que a ideologia partidária fica em segundo plano, e que tem que ficar mesmo, quando o assunto é o bem maior para a população e o desenvolvimento de uma região tão relevante”, destaca.
Após concluído, o túnel deverá reduzir consideravelmente o tempo de percurso entre as duas cidades, para apenas alguns minutos. Hoje, pelo sistema de balsas, a travessia pode levar de 20 a 60 minutos, enquanto pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni, a antiga Piaçaguera-Guarujá, o trajeto pode levar até mais do que 60 minutos, de acordo com o trânsito.
Terceira via da Imigrantes – Falando em melhora de acesso e no desenvolvimento da região como um todo, outro projeto que pretende mudar os rumos de convergência à Baixada Santista é o da ampliação da Rodovia dos Imigrantes, algo pelo qual Mourão também vem lutando.
Em dezembro de 2023, o deputado esteve com o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, para tratar de temas fundamentais para a região e um deles foi exatamente a necessidade da construção de uma terceira pista para a rodovia, que já está saturada em seu modelo atual.
“Após minha solicitação ao governador, chegou a autorização para a concessionária responsável iniciar os estudos para a construção desse importante trecho. Com ele, a ideia é dar mais agilidade, fluidez, mobilidade e segurança aos seus usuários. Vamos, juntos, em direção a mais essa conquista para a nossa região!”, finaliza.