DE CARA NOVA

Quando Alberto Mourão pensou em remodelar a Avenida Ayrton Sena, ele queria deixar claro para moradores, turistas e investidores que uma nova Praia Grande estava por vir.

    Entrada da cidade Avenida Ayrton Senna – 1999

Com a obra foram eliminados cinco semáforos e cruzamentos da via. O isolamento do tráfego e a passagem inferior permitiu maior fluidez no sentido Litoral Sul, para quem retorna à Capital em direção à Rodovia dos Imigrantes ou ainda às demais cidades da região da Baixada Santista como São Vicente e Santos.

Entrada da cidade Avenida Ayrton Senna


Inicio das Obras Avenida Ayrton Senna – 1993

Uma das fases da obra consistiu na reformulação viária da entrada sul do shopping e do retorno, alterando o traçado do início da via, com ampliação do trecho de desaceleração para a entrada do empreendimento comercial. A ampliação absorveu o intenso fluxo de veículos, que se afunilava na entrada do Litoral Plaza e, em alguns momentos, atrapalhava o trânsito na Avenida Ayrton Senna. A ciclovia existente também teve seu trecho estendido, passando a funcionar dentro do shopping. Pedestres também ganharam espaço reservado no mesmo local.

Quem chega a Praia Grande irá reparar nas obras de artes e um paisagismo especial no viaduto da Ayrton Senna. As laterais foram revestidas com mosaicos em cerâmica, ilustrados por desenhos de crianças e jovens com necessidades especiais, que estudam nas unidades de Educação Especial da cidade e participam de oficinas de artes ministradas pela Secretaria de Cultura e Turismo.

Os painéis em cerâmica são esmaltados em tons terrosos, na técnica chamada trencadis, que consiste na criação de mosaicos com peças irregulares. Também são utilizados porcelana esmaltada, em pequenos formatos nos tons de azul degradê, e filetes de cerâmica, vidro e terracota.

Avenida Ayrton Senna com nova iluminação

A simbologia dos desenhos reflete o mar de Praia Grande, a sustentabilidade através da pesca e as belezas naturais do município, um dos destinos mais procurados por turistas no Estado de São Paulo. Os peixes simbolizam a cidade praiana e as gaivotas significam o retorno do turista à cidade. A artista responsável pela adaptação e transformação dos desenhos em mosaicos é Marinella Spadon.