Praia Grande é exemplo em bem-estar animal

Alberto Mourão sempre teve um olhar muito especial para os animais. Pensando em retribuir todo carinho que os animais de estimação dão aos seus tutores, o prefeito criou a Divisão de Saúde Ambiental e Proteção à Vida Animal. O antigo Centro de Controle de Zoonoses hoje é responsável pelo controle da população animal na Cidade. A unidade tem sido responsável pela intermediação da adoção de animais abandonados, destinando um lar a centenas de bichinhos todos os anos. Quem adota, assina um termo de posse, se responsabilizando pelo bem-estar do animal.

Filhotes para adoção

Em 2019, Alberto Mourão sancionou uma lei de proteção ao animal que estipula regras, multas e punições, de acordo com cada caso: infrações ligadas à comercialização, propriedade, guarda, posse, uso, transporte e tráfego de animais dentro da Cidade. A Guarda Civil Municipal (GCM) terá a função de fiscalização. A lei prevê ainda o credenciamento de médicos veterinários, consultórios, clínicas, hospitais e outros estabelecimentos veterinários que estão sediados no Município.

Outro detalhe que chama a atenção é que a legislação trata sobre a identificação dos animais através da colocação de um microship, a microchipagem.

Praia Grande já é referência para diversas cidades quando o assunto é bem-estar animal.