Prefeitura realiza mais de 10 mil castrações gratuitas

Participando do Projeto Bicharada

A ideia de criar um projeto que pudesse levar mais qualidade de vida aos animais nasceu do carinho que Mourão tem pelos bichos. Como desde sua infância o prefeito teve a oportunidade de conviver com animais, ele mesmo pesquisou qual seria o melhor projeto para se adequar à realidade de Praia Grande.

Inauguração Projeto Bicharada

O projeto Bicharada, desenvolvido pela Divisão de Proteção à Vida Animal da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) Municipal é um dos exemplos desse carinho. Uma Unidade Móvel de Atendimento à Saúde Animal (UMASA) que realiza castração gratuita para cães e gatos. As castrações têm papel decisivo na diminuição da população dos animais das ruas, assim como controle populacional de cães e gatos. Em cinco anos de funcionamento, o Bicharada já realizou cerca de 11 mil castrações.

              Sala de Atendimento

O equipamento é montado em três contêineres (dois com 2,30 metros de largura por 6 metros de comprimento e um com 2,30 por 12 metros), divididos em quatro módulos. A área total do equipamento é de cerca de 50 metros quadrados. A UMASA realiza de forma itinerante os procedimentos em todas as regiões da Cidade. Todos os espaços são adaptados para oferecer o máximo de conforto para os animais atendidos no pré e pós-cirúrgico e também os profissionais que atuam no local.

Castra Móvel, para atendimento nos bairros