Prevenção é a melhor medida para qualidade de vida

Campanha de prevenção contra Hanseníase e Tracoma

O setor engloba diversas áreas relacionadas com a Saúde, principalmente  na  prevenção e monitoramento de doenças e agravos que possam ocorrer no município.

O acompanhamento das doenças infecciosas é feito por monitoramento dos casos de doenças de notificação compulsória e de Mortalidade Geral e Materno Infantil.
Com esses dados são desencadeadas ações para prevenir ou corrigir determinadas situações, por exemplo, no caso de problemas na UTI Neo que devem ser corrigidos. O acompanhamento da mortalidade materno Infantil permite ter uma imagem da qualidade da assistência na rede básica e maternidade.

A mortalidade geral permite entender qual a causa de morte mais importante no município e priorizar ações para redução como os acidentes de trânsito.

As doenças e agravos não transmissíveis como as doenças crônicas tais como hipertensão, diabetes, câncer, violência doméstica, acidentes de trânsito, uso de álcool tabaco e outras drogas são enfrentados pela Promoção da Saúde que utiliza em especial a mudança de estilo de vida incentivando a atividade física e a alimentação saudável.

Ações de prevenção e enfrentamento ao uso de drogas, atividades com jovens e busca de aproximação com a população vulnerável para formação de multiplicadores de informações em Saúde também fazem parte das atribuições do setor.

Ocorre ainda atuação na prevenção e proteção à saúde por meio de ações da Vigilância Sanitária para evitar prejuízos por serviços e produtos, tanto alimentos como medicamentos, insumos, cosméticos, saneantes somos sanitários, indústrias, serviços de saúde e correlatos. Destaque também para o monitoramento da qualidade da água de consumo humano.

                  Ação de conscientização

Na Saúde Ambiental, a atuação ocorre em qualquer alteração que possa trazer prejuízo à saúde do homem. Desde problemas ambientais até com zoonoses transmitidas por animais e vetores como a dengue e Chikungunya.