Praia Grande possui uma das estruturas mais completas da região

Agilizar o atendimento de pacientes que realmente necessitem passar pela Urgência e Emergência, nas unidades de pronto-atendimento, é um dos principais avanços obtidos pela gestão Mourão. Isso se deve à implantação de serviços de triagem. Agora, as pessoas que se dirigem de forma equivocada ao PS são orientadas sobre a finalidade de cada serviço.

Unidade de Pronto Atendimento “Doutor Charles Antunes Bechara”

A cidade possui uma das estruturas mais completas da região nos setores de Urgência e Emergência. Atualmente, a Cidade conta com três locais específicos que prestam serviços nestas áreas. São dois Prontos-socorros, o Central (localizado no bairro Boqueirão, ao lado do Hospital Irmã Dulce) e o Quietude (no bairro Quietude, Avenida Ministro Marcos Freire). Há também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) “Doutor Charles Antunes Bechara”, (no bairro Samambaia, esquina das avenidas Marginal e Corretor de Imóveis). A média é de cerca de 400 atendimentos diários em cada um desses locais.

Alberto Mourão visitando Pronto Socorro Caiçara

Com o crescimento populacional acelerado, Praia Grande enfrentou, durante décadas, sérios problemas no sistema de saúde. Os hospitais e emergências não eram suficientes para a quantidade de pacientes, que muitas vezes acabavam se deslocando a outros municípios vizinhos para serem atendidos.

Em 2003, a cidade deu um grande passo para superar as dificuldades na área da Saúde. A inauguração do PS Quietude possibilitou atendimento mais ágil e eficiente, descentralizando as consultas emergenciais, que aconteciam no PS Central, e acumulavam filas de espera que deixavam o usuário descontente.

A unidade está localizada em uma área estratégica, bem na região central de Praia Grande. Para atender à demanda de forma organizada, o PS Quietude conta, desde 2008, com o projeto Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco, do Ministério da Saúde, que seleciona os pacientes de acordo com a gravidade dos casos.

O PS Quietude atende mais de 800 pessoas diariamente, e o projeto implantado permite uma organização maior e mais qualidade nas consultas. A unidade conta com amplo espaço, traumatologia, raio-x, sala de espera para 110 pacientes, além de equipe médica especializada em pediatria. O trabalho persistente dos profissionais que atendem na unidade acelera a recuperação e auxilia pais e familiares no tratamento dos pacientes.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Samambaia funciona 24 horas para atender pequenas e médias urgências e emergências de pacientes de Praia Grande e região, em clínica médica, pediatria, ortopedia e odontologia, além de contar com laboratório de análises clínicas e serviços de radiologia. A unidade fica na esquina das avenidas Marginal e Corretor de Imóveis, altura do Km 292 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, e tem 3.700 metros quadrados.

O Pronto Socorro possui uma total de 2.190 m² de área construída. As dependências contam com uma recepção para até 78 lugares; duas salas de triagem para classificações de risco; sala de atendimento social; sete consultórios, incluindo um odontológico; salas de exames, curativos, coletas e suturas; salas de raio X e eletrocardiograma; salas de inalação e de imobilização para fraturas; salas de urgência e de observação (masculinos, femininos e pediátrica coletivos); dois quartos para pacientes em isolamento; e setores de diagnóstico terapêutico, apoio técnico e logístico e de pronto atendimento.

Unidade de Pronto Atendimento Samambaia

A unidade possui quatro entradas independentes com acessos para o setor de urgência (SAMU), recepção, acesso para funcionários e para serviços. Para o setor administrativo, há vestiários, um refeitório, salas de plantonistas, salas de reuniões, além de um posto policial, mais a nova base do SAMU (que deixará o prédio atual, no Cemas, no bairro Guilhermina).

Novas Ambulâncias