Irmã Dulce: Instituição realiza o maior número de internações da região

Hospital Irmã Dulce

Praia Grande é o município que mais atende pacientes SUS na Baixada Santista. Atualmente, o Hospital Irmã Dulce conta com 220 leitos. Só no ano de 2019, o Hospital Irmã Dulce contou com 12 mil internações. Em 2020, durante os quatro dias de Carnaval, 32 cirurgias de emergência foram realizadas, situação bem diferente da que havia até início dos anos 90, quando o hospital fechava as portas em frequência por não ter como pagar seus funcionários e fornecedores.

Fachada Santa Casa década 1980

A antiga Santa Casa vivia em crise. Faltavam leitos, insumos e medicamentos. Roupas de cama tinham que ser doadas. E o fechamento era uma constante. Um quadro desolador, que Mourão lembra bem. Como provedor, conheceu os caminhos do sistema e estudou detalhadamente o assunto.

Fachada Santa Casa de Praia Grande – 2003

Com a coragem que é uma de suas principais características, Mourão determinou a intervenção no prédio do hospital, começaram aí as mudanças que resultaram no Hospital Municipal Irmã Dulce. Hoje, o equipamento é orgulho para Região, responsável por desafogar os demais hospitais da Baixada Santista, recebendo também pacientes de outras cidades

Referência regional e responsável por cerca de 60% dos atendimentos hospitalares em leitos disponibilizados pelo Governo do Estado na Baixada Santista nestes últimos anos, o Hospital está passando por uma ampla reforma. Em breve, o complexo hospitalar ganhará mais de 100 novos leitos. Algumas áreas, como a maternidade, serão totalmente remodeladas.

Equipamento de última geração

O Irmã Dulce contará ainda com um Centro de Hemodinâmica, que assegurará consultas, exames e procedimentos voltados para área cardiológica, como cateterismo e angioplastias. Desta forma, a cidade colaborará de maneira decisiva para solucionar um gargalo e equacionar uma demanda reprimida na Baixada Santista, que é a oferta de serviço dessa especialidade. O Hospital deve contar com 20 leitos destinados a pacientes cardíacos

Além disso, diversos equipamentos foram entregues pela prefeitura para a unidade nos últimos meses, como camas motorizadas, aparelho de tomografia, monitores cardíacos, entre muitos outros.

Segundo o Painel da Saúde, divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o Hospital Municipal Irmã Dulce registrou, entre janeiro e junho de 2019, o maior número de atendimentos médicos da Baixada Santista. O painel contempla unidades estaduais e municipais de todo o estado.

Confira os números de internações dos Hospitais Públicos Municipais da região, nos últimos dois anos 

2019 2018
COMPLEXO HOSPITALAR IRMA DULCE O S S 7834 9782
COMPLEXO HOSPITALAR DOS ESTIVADORES 5992 4069
HOSPITAL MUNICIPAL DE SAO VICENTE 5250 5566
HOSPITAL DR LUIZ CAMARGO DA FONSECA E SILVA 5010 4354
HOSPITAL MUNICIPAL DE BERTIOGA 3018 3118
HOSPITAL E MATERNIDADE MUNICIPAL DE SAO VICENTE 2831 2751
HOSPITAL MUNICIPAL DR ARTHUR DOMINGUES PINTO 948 1877
HOSPITAL E MATERNIDADE MUNICIPAL DR SILVERIO FONTES 924 1022
HOSPITAL E MATERNIDADE DR ADONIRAN CORREIA CAMPOS MONGAGUA 661 478
PRONTO SOCORRO CENTRAL SEPROS C 658 1099
HOSPITAL DR OLAVO HORNEAUX DE MOURA SAO VICENTE 449 468