População conta com mais de 20 especialidades médicas

Praia Grande conta com duas grandes unidades que desenvolvem os atendimentos voltados às especialidades médicas: o Centro de Especialidades Médicas (CEMAS) e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

Graças aos investimentos realizados pelo município em diversas áreas da Saúde, e a cobrança de Mourão junto ao Sistema, pacientes que aguardavam consultas em 23 especialidades como geriatria, ginecologia, mastologia, oftalmo, endócrino, otorrino, reumatologia pediátrica, entre outras, foram atendidos e as filas de espera zeradas. Outras 17 especialidades tiveram as filas equilibradas no último ano.

Além das consultas, os exames de média e alta complexidade também sofreram drástica diminuição no tempo de espera. São 22 filas zeradas em exames como angiotomografia, ultrasson, exames oftalmológicos, endoscopia, citoscopia, tomografia com sedação, entre outros. Além disso, outros 12 exames tiveram as filas de espera equilibradas.

Nefrologia- Em um ano de atendimento, mais de 19 mil pessoas foram atendidas

Durante décadas, moradores da cidade eram obrigados a se dirigir a Santos e São Paulo para fazer hemodiálise. Mourão não se conformava com isso: determinou a construção do Centro de Nefrologia, o Nefro PG. O serviço nem estava credenciado ainda, mas a sua “teimosia” fez com que a cidade fosse contemplada com essa referência.

Tratamento Hemodialítico

Localizado no Bairro Boqueirão, o centro realiza o tratamento de hemodiálise em pacientes residentes no Município. Já o ambulatório pré-dialítico do equipamento é responsável pelo acompanhamento médico por uma equipe multidisciplinar de mais de cem pessoas. O serviço acabou com o transtorno da locomoção para centenas de pacientes. Só em 2019, foram realizados 19.109 atendimentos.

CER – Mais de 43 mil atendimentos em 2019 

Um dos mais modernos equipamentos públicos da região da Baixada Santista nessa área, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) Joanna Imparato, construído pela Administração Mourão no bairro Mirim, registrou mais de 43 mil atendimentos só no ano de 2019.

Atendimento CER

No local, pacientes de todas as faixas etárias recebem avaliação, diagnóstico e orientações, além de fazerem reabilitação conforme a indicação do especialista.

Adultos, crianças e pacientes da melhor idade contam com amplos consultórios e modernos equipamentos. O CER tem salas e consultórios específicos para avaliação, triagem, acolhimento, fisioterapia, fisioterapia infantil, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, reabilitação, atendimento em grupo, neurologia, enfermagem e assistência social.

Outros destaques são: refeitório, horta, áreas de convivência, embarque e desembarque de ambulâncias e carros adaptados, salas exclusivas para os funcionários, estacionamento com vagas especiais, além de espaço de leitura e brinquedoteca.

Um diferencial do equipamento fica por conta da sala de Atividade de Vida Prática. O local possui equipamentos que as pessoas utilizam em casa, como cama, fogão e armários. Toda essa estrutura busca treinar os beneficiados a terem autonomia nos afazeres.