Mais de 8 mil crianças do ensino infantil são atendidas pela Rede Municipal

Aula interativa

As crianças de Educação Infantil estudam por 4 horas, mas elas também têm a opção de ficarem na escola em período integral. Nesse caso, elas ficam 4 horas em sala de aula e o resto do tempo (de 6 a 8 horas) em atividades de recreação da creche. Aquelas que ficam em período integral recebem 5 refeições. Já as que estudam apenas 4 horas recebem uma refeição

Atualmente, a rede municipal atende mais de 8 mil crianças de 4 e 5 anos com aulas de Educação Infantil. Na sala de aula, elas participam de diversas atividades que visam desenvolver alfabetização, raciocínio lógico, coordenação física e motora, linguagem, conhecimento de mundo, apreciação artística e musical, autonomia etc.

Enquanto muitos viam as creches como depósitos de crianças, servindo de lugares para que elas permanecessem enquanto aguardavam seus pais ou responsáveis pegá-los, Mourão enxergou a importância do desenvolvimento dos pequenos, em especial na época em que forma seu caráter, até os 7 anos de idade. Neste período estão presentes os desenvolvimentos físico, social, intelectual, emocional e moral. Ali ficam armazenadas informações que serão levadas para toda a vida e que formarão o caráter daquele ser.

Nas turmas de creche, que reúnem crianças de 4 meses a 3 anos, a Secretaria de Educação soma cerca de 10 mil alunos matriculados.

O ensino era estadualizado e o município tinha apenas creches, o Ensino Infantil, que não eram vistas como educação. Tanto que, no começo, era de responsabilidade da promoção social, com uma visão não educacional, mas sim assistencialista. O Ensino Infantil também era visto assim, mas como um “parquinho”.