Desde 1996, educação ambiental é ensinada nas escolas

O Departamento de Educação Ambiental (DEA) de Praia Grande foi criado por Alberto Mourão em 1996. Assim, a implantação de uma unidade específica voltada para Educação Ambiental no Município ocorreu antes da promulgação da lei referente à inserção desse assunto como tema transversal nos currículos escolares.

O projeto surgiu quando o prefeito Alberto Mourão criou a Patrulha do Verde, uma ação de

Aula Escola Ambiental

conscientização ambiental para crianças que se consolidou como o Departamento de Educação Ambiental, instalado na área de lazer Ézio Dall’acqua (o Portinho), onde milhares de crianças aprendiam sobre a importância do meio ambiente. O projeto cresceu ao longo dos anos e continua desenvolvendo trabalhos sobre a temática ambiental na rede municipal.

Hoje, o departamento conta com ambientes específicos para cada tipo de aula. Com 540 metros quadrados, o prédio possui laboratório para experiências biológicas e físico-químicas, biblioteca ambiental, museu biológico (com animais taxidermizados, herbários, esqueletos etc.), sala para oficinas de reciclagem, além de sala de aula convencional para as aulas teóricas, equipada com aparelhos para exibição de vídeos.

Do lado de fora, uma estufa abriga hortas orgânicas, hidropônicas e mudas de árvores para que os alunos aprendam, na prática, a lidar com plantas e a cultivar hortas. Nos arredores da escola, os estudantes fazem aulas vivenciais sobre o manguezal.