Devolvendo a dignidade 

Todos os anos, milhares de pessoas chegam a Praia Grande vindas de diversas partes do País. Com o objetivo de dar dignidade e despertar a sensação de pertencimento aos moradores do Município, Alberto Mourão se empenhou em fazer com que as pessoas valorizem a Cidade e não dependam do poder público municipal para viver e criar seus filhos. Pensando em estimular o exercício da cidadania, diversos equipamentos públicos e projetos sociais foram criados.

Curso de Bartender

Durante a elaboração dos programas assistenciais, Mourão sempre teve muito cuidado para que o sistema de bem-estar social não desestimulasse o cidadão a trabalhar, pois observou que à medida que os benefícios sociais aumentavam, eles também passaram a funcionar como uma alternativa de renda, gerando comodismo por parte de muitas pessoas.

O objetivo dos programas sociais é oferecer uma ajuda temporária, capacitando o cidadão para ganhar sua própria renda e sustentar sua família com dignidade, passando também a colaborar com o desenvolvimento econômico do município.

Curso de aromas e essências no PIC

Uma das iniciativas de Alberto Mourão que mais obteve sucesso foi a criação do Programa de Integração à Cidadania (PIC), ofertando à população mais um espaço para o convívio e o entrosamento familiar. Além disso, o PIC oferece cursos de capacitação e atividades esportivas, culturais e de geração de renda.

O projeto já conta com seis unidades, localizadas nos bairros Melvi, Anhanguera (Vila Alice), Vila Sônia, Quietude, Real e Sítio do Campo. Criado em 2004, o programa atendeu mais de 6 mil pessoas.