Resgate à história da pesca

Mercado de Peixe é um dos cartões postais de Praia Grande

Alberto Mourão acredita que o melhor potencial para o desenvolvimento de uma cidade esteja em suas características naturais, aquelas onde já exista vocação para despertar atenção do público. Com esse pensamento, Alberto Mourão transformou os locais improvisados para venda de peixes e frutos do mar, em espaços apropriados e confortáveis para moradores, turistas e comerciantes.

Para aqueles que desejam desfrutar dos deliciosos alimentos naturais do Município, Praia Grande conta atualmente com dois lugares onde as pessoas podem comprar peixes e frutos do mar.

Boutique do Peixe- Inaugurada em 1996, a Boutique de Peixe, localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, bairro Canto do Forte, possui arquitetura em forma de arraia, quando vista de cima. O local, que passou recentemente por reforma, conta com cinco boxes de 13 metros quadrados cada um, área de serviço para instalação de freezer e depósito para as redes.

Mercado do Peixe-  No bairro Ocian, Avenida Castelo Branco, o Mercado de Peixe ocupa área de 700 metros quadrados com arquitetura em forma de barco, abrigando sete boxes para a venda de pescado, com 13 metros quadrados cada um. No subsolo, há sete depósitos de 15 metros quadrados cada, sendo um espaço destinado para armazenamento do material de trabalho dos pescadores.

O prédio tem  formato de um pesqueiro , rodeado de espelhos d’água. O lugar possui também uma obra de arte. Trata-se de um peixe de alumínio, içado por um cabo de aço que simula um mastro. Com 2,50 metros de altura e 1,30 metros de largura, o trabalho leva a assinatura do artista plástico Edson Mônaco. O comércio ainda conta com um mirante.