Transformando crise em oportunidade

Quando falamos sobre geração de emprego, Praia Grande é uma das cidades do Brasil que mais se destacou nos últimos 20 anos, graças à mente visionária de Alberto Mourão, que conseguiu transformar o município em um dos polos de empreendimento mais procurados por investidores.

Time do Emprego

Detentor de uma visão estratégica, ao longo de suas gestões, Mourão conseguiu trazer para Praia Grande empresas que gerassem milhares de empregos, como é o caso do shopping Litoral Plaza. O empreendimento é responsável por mais de 4 mil postos de trabalho. O hipermercado Assaí, instalado durante a gestão de Mourão, também contribui bastante para diminuir o desemprego na região,  dando trabalho a milhares de pessoas.

São diversos empreendimentos que fazem com que Praia Grande tenha uma realidade diferente das demais cidades da Baixada Santista, quando o assunto é  oportunidade de trabalho.

Alberto Mourão buscando investimentos com empresários

Na década de 90, assim como no começo dos anos 2000, poucos moradores de Praia Grande trabalhavam na Cidade. A partir da reestruturação pela qual a Cidade passou, hoje é comum encontrarmos pessoas de municípios vizinhos, como Santos e São Vicente, se deslocarem a Praia Grande para trabalhar.

Mourão sempre estudou profundamente as causas do desemprego, identificando as transformações movidas pelo tempo.

Há cerca de 30 anos, Praia Grande foi a maior produtora de chuchu do Estado. Consequentemente, a agricultura ajudava a manter o sustento de muitas famílias. Hoje, essa não é mais uma realidade vivida pela região.

Outro fator que o então chefe do Executivo sempre esteve atento foi o aumento do desemprego na indústria, causado pela inovação tecnológica, fazendo com que o setor passasse por uma restruturação produtiva, em que homens são substituídos por máquinas.

Alberto Mourão nunca ficou esperando o crescimento econômico do País, como se esse fosse a solução para mudar a realidade do problema do desemprego em Praia Grande. Ele acredita que uma das melhores oportunidades para mudar uma situação é durante uma crise: nesse momento, a criatividade ganha espaço para fazer a diferença na vida das pessoas.

Mourão entende que para gerar emprego é fundamental que exista estímulo para o surgimento de novas empresas, nos mais variados setores. Em Praia Grande, o número de micro e pequenas empresas chama a atenção. Em todas as suas gestões, Alberto Mourão sempre trouxe para a cidade programas que orientassem e incentivassem pessoas a serem donas de seus próprios negócios. Atualmente, as MPEs são responsáveis por centenas de postos de trabalhos no município.

A capacitação técnica também sempre foi uma preocupação do então chefe do Executivo. Em todos os anos de governo, Alberto Mourão buscou oferecer oportunidade de estudo de qualidade para que as pessoas tivessem condições  de conquistar seu tão sonhado emprego. Hoje, a cidade possui excelentes faculdades que capacitam seus alunos para atuarem no mercado de trabalho.

Pensando em prestar auxílio àqueles que estavam desempregados e não tiveram tanta oportunidade de estudar, Alberto Mourão criou programas que pudessem capacitar os munícipes a conquistarem um novo emprego. É o caso do Programa de Apoio ao Desempregado (PAD), criado em 2001, que tem como objetivo capacitar tecnicamente o cidadão para que ele tenha condição de conseguir um novo emprego, e consequentemente promover seu sustento e de sua família.

Turismo – Em escala mundial, o turismo é uma dos setores que mais movimenta o desenvolvimento econômico. Vendo a atividade como principal alavanca para mudar a realidade da Cidade, Mourão focou seu planos de governo para atrair milhares de turistas durante todo o ano. Como consequência disso, diversos postos de trabalhos foram criados. Os meios de hospedagem (hotéis,  pousadas e hostels), geram diversos postos de trabalho. Restaurantes, lanchonetes e quiosques também são responsáveis por diminuir o desemprego na região.

Atualmente, Praia Grande é a 4ª cidade mais visitada do Brasil.

Construção Civil – A construção civil é um dos segmentos que mais gera postos de trabalho no Brasil. De 1993 a 1998, quando assumiu a Prefeitura, Mourão começou a traçar uma nova realidade para o Município. Graças a sua gestão direcionada ao turismo, Praia Grande passou a contar com um “boom imobiliário”. O número de construções na Cidade triplicou, gerando novos postos de trabalho dentro da construção civil e também no mercado imobiliário, já que cada condomínio precisa de funcionários para trabalhar nele.