Mais de 8 mil orquídeas são abrigadas no Orquidário de Praia Grande

O Orquidário Municipal José Sanchez Alarcon fica localizado na Rua José Bonifácio, s/nº, Bairro Sítio do Campo (ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos). O local é aberto à visitação de segunda a sexta-feira, sempre das 9 às 16 horas, com entrada gratuita.

Orquidário localizado no Parque da Cidade

Em 2019, o lugar passou por uma nova reforma: de 375 passou, a contar com 675m², divididos em viveiro e estufa. O espaço funciona como um abrigo para mais de 8 mil orquídeas, onde os visitantes aprendem mais sobre as espécies. Conta ainda com uma estufa destinada à recuperação das plantas que não estão em boas condições. Há também um sistema de cisterna para a captação da chuva, que é utilizada no cultivo das plantas.

Atualmente, o espaço também tem uma Sala de Atividade, que serve para difundir o cultivo da orquídea e reforçar a conscientização das pessoas com relação à preservação do meio ambiente. O espaço possui todos os materiais necessários e utilizados para se plantar flores, entre eles, vasos, terra e ferramentas.

Dentre as principais espécies encontradas no local estão: Lélia Púrpura (Laelia Purpurata), Orquídeas Chuva De Ouro (Oncidium), Orquídea Coelogyne, Catasseto (Catasetum), Orquídea Borboleta (Phalaenopsis), vários tipos de Cattleyas e Orquídeas Olhos de Bonecas.