Conheça os equipamentos esportivos de Praia Grande

Pista de atletismo

      Estudantes utilizam pista de atletismo

A pista oficial de atletismo é considerada uma das melhores do País. Ela está situada na Rua José Bonifácio, no Bairro Sítio do Campo, ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos e faz parte do Polo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde. Com piso igual ao utilizado na Olimpíada de Atenas, na Grécia, a pista é considerada entre as melhores do Brasil. A estrutura preenche todos os requisitos exigidos pela Federação Internacional (International Association of Athletics Federations – IAAF), atendendo ao padrão oficial classe 2, o que permite a recepção de eventos internacionais. Com extensão de 400 metros e piso sintético de última geração, o local conta com todo o aparato necessário para as demais competições da modalidade, além das corridas: salto em altura e distância e lançamento de disco, dardo e martelo.

Ginásio Falcão

     Campeonato de Caratê- Ginásio Falcão

O Ginásio Falcão é o maior dos poliesportivos construídos pela prefeitura. Tem capacidade para três mil pessoas e é o único na cidade com anel completo de arquibancada. Localizado na Avenida Presidente Kennedy, próximo da Avenida dos Sindicatos, no Bairro Mirim, o ginásio conta com piso de madeira, flexível, com sistema de amortecimento que reduz impacto, evitando contusões. São 3 mil metros quadrados e quadra oficial de 20×40 metros. O local conta ainda com espaço exclusivo para pessoas com necessidades especiais, além de cabines para Imprensa e estrutura completa de vestiários e sanitários.

Ginásio Canto do Forte

  Ginásio Falcão recebe alunos para aulas 

Ocupando área de 3 mil metros quadrados, na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Espírito Santo, no Bairro Canto do Forte, o ginásio esportivo construído no local garante que Praia Grande seja a primeira cidade da Região Metropolitana da Baixada Santista a contar com um equipamento especialmente instalado para a prática de ginástica artística. O local possui capacidade para 500 espectadores.

Ginásio Caiçara

      Campeonato de Futsal- Ginásio Caiçara

O Ginásio Caiçara está localizado na Rua João Piedade Gomes e tem capacidade para receber 600 espectadores. Com área de maid de 1,3 mil m², sua quadra mede 36 x 18 metros, apropriada para receber jogos e treinos oficiais das federações de futsal, basquete, handebol e vôlei. O piso é de asfalto monolítico, coberto por uma camada de borracha.

Ginásio Sítio do Campo

Campeonato de patinação artística , Ginásio Sítio do Campo

   Patinação artística- Ginásio Sítio São João

O Ginásio tem capacidade para público de 600 pessoas e quadra de 18 x 36 metros. Situa-se na Avenida Irmãos Adorno com a Avenida Maria Luiza Lavalle, no Bairro Sítio do Campo. Conta com piso de asfalto monolítico coberto por uma camada de borracha, apropriado à prática esportiva. Tem ainda campo oficial de futebol e outro de futebol society, além de acomodações como vestiários e salas para outras modalidades.

Ginásio Samambaia

Palestra sobre Futebol no Ginásio

 

O Ginásio Samambaia localiza-se na Avenida Maria Cavalcante Silva, s/nº, no Bairro Samambaia. Com capacidade para público de 600 pessoas, tem quadra poliesportiva de 18 x 36 metros. Com área construída de aproximadamente 1.400 m², o ginásio conta com quadra apropriada para receber jogos e treinos oficiais de futsal, basquete, handebol e vôlei. O piso é de asfalto monolítico, coberto por uma camada de borracha.

Ginásio Mirins III

Jogos estudantis

 

A reforma total do Ginásio Poliesportivo Mirins III, localizado na Avenida Maurício José Cardoso, 1340, no Bairro Canto do Forte, nas proximidades da Casa de Portugal, foi outro investimento do Município para dar melhor estrutura esportiva à sua rede de ensino.

Durante os Jogos Abertos, o ginásio abrigou partidas de handebol. Mas a maior novidade é que agora ele é utilizado unicamente para atletas portadores de necessidades especiais. É um dos poucos no País destinado exclusivamente para esses atletas especiais.

Ginásio Rodrigão

Quadra revitalizada do Ginásio Rodrigão

Situado na Av. Kennedy, no Bairro Tupi, o Ginásio Rodrigão transformou-se logo num dos principais equipamentos para uso da rede de ensino. O maior destaque é sua quadra poliesportiva, com 800 m² (40m x 20m), é revestida com sistema de piso de madeira flutuante, que absorve impactos e garante menos riscos de lesões para atletas. O local tem 2.600 m² de área construída, arquibancada para mil pessoas, salas de múltiplo uso e depósitos, hall de acesso, bebedouros, telefones públicos, vestiários feminino, masculino e para deficientes, além de salas de caratê e judô, área administrativa (dividida em dois pisos: no primeiro ficam as salas de administração, arquivo, copa, lavanderia e sanitários; no segundo, as salas de som, de Imprensa e ainda um terraço descoberto).

Ginásio Magic Paula

Ginásio Magic Paula é revitalizado

Localizado na Av. dos Trabalhadores, no Bairro Antártica, o Ginásio Magic Paula tem capacidade para mil espectadores, quatro vestiários, duas salas para prática de artes marciais, sala de Imprensa, piso flutuante de 20×40 metros e tabelas de basquete móveis, além de campo de futebol anexo, o Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento Técnico (Cate).

Ginásio Paulo Shigueo 

O Ginásio fica na Rua Cora Coralina, s/nº, Bairro Anhanguera.

Ginásio Aloha

O Ginásio Aloha foi inaugurado em 2016 e fica na Esquina da Rua Zenji Sasaki com a Rua Dorivaldo, s/nº, no bairro Nova Mirim, oferecendo infraestrutura para aulas de esportes de quadra. O local oferece aulas de basquete, futsal e handebol do Programa SuperEscola Esportivo de Praia Grande.

Ginásio Seel

O Ginásios da SEEL fica na Sede da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, na Avenida Ministro Marcos Freire, 33579, Bairro Tupiry. O local é mais uma opção para as aulas do projeto SuperEscola. O Ginásio da SEEL também tem entrada pela Rua João Balbino Corrêa, s/nº.

Quadras cobertas

Quadras com infraestrutura

Em janeiro de 2001, havia apenas sete escolas que contavam com quadras esportivas cobertas. Hoje, a maioria das 77 escolas da Praia Grande conta com quadra coberta, dentro da política de valorizar a inclusão social nas unidades de ensino, por meio do esporte. Todas as escolas contam ainda com materiais esportivos de primeira qualidade, e com o padrão oficial das federações de cada modalidade esportiva.

Diversas competições acontecem no local.

Piscina semiolímpica

O equipamento localiza-se em área de cerca de 1,3 mil m², na esquina das avenidas Presidente Castelo Branco e Gilberto Fouad Beck, no Bairro Mirim. Com 18 x 25 metros, a piscina tem arquibancada para 600 pessoas, dois vestiários, dois depósitos, duas praças internas, além de sala de múltiplo uso, casa de máquinas e local específico para os aquecedores. Seguindo orientação da federação, a piscina tem borda denominada “prainha”, uma espécie de calha que evita ondulações. Uma das principais características da piscina está no arrojado projeto arquitetônico. O equipamento foi entregue em 2007 e cumpriu todos os padrões exigidos pela Federação Paulista de Natação.

Piscina Seel

Diversas competições acontecem o local.

 

A piscina está localizada na sede da Secretaria de Esporte e Lazer, na Avenida Ministro Marcos Freire, nº 33.579, Bairro Tupiry. Semanalmente, das 7 às 20 horas, munícipes participam das aulas de hidroginástica e natação infantil no espaço, que é coberto e aquecido, e conta com 13 metros de comprimento por 6,5 de largura. O local também possui vestiários próprios e adaptados também, para pessoas com deficiência (PcD).

Centro Náutico

Funcionando junto à área de lazer conhecida como Portinho (Rua Paulo Sérgio Garcia, nº 424, Sítio do Campo), nas proximidades do portal de entrada da Cidade, o Centro Náutico de Praia Grande foi totalmente remodelado e adaptado para ser o palco das aulas de vela, remo e canoagem. É o local onde funciona o projeto Navega São Paulo, pioneiro em oferecer aulas também para idosos, turistas, para portadores de necessidades especiais e crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Escola de Esportes de Areia

Aprendizado garantido

 

A Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) de Praia Grande oferta gratuitamente aos munícipes um polo para iniciação e treinamento competitivo de surfe. Para participar, basta o interessado comparecer ao local das aulas, com documento de identidade (de preferência com foto), autorização do responsável (se for menor de idade) e comprovante de escolaridade. Os polos estão localizados nos bairros Canto do Forte e Ocian.

Pista de Skate Aviação

A Primeira pista de Praia Grande, a Skate Park Aviação, localizada no Bairro Aviação, foi inaugurada em 22 de janeiro de 2006. Tem 960 m² (40m x 24m) e funciona onde havia um antigo Posto de Salvamento dos Bombeiros. Equipada com oito diferentes tipos de módulos, com destaque para o mini ramp (com cerca de 1,6 metros de altura), a pista permite manobras dinâmicas em elementos compactos.

Evento na pista de skate na Ocean

Skate Park Ocian

A segunda pista de skate de Praia Grande localiza-se à beira-mar, no calçadão da Praia do Bairro Ocian. Foi entregue no dia 02 de setembro de 2007. No estilo bowl, tem 500m² de área, e possui profundidade que varia de 1,40 m a 1,60 m. Com revestimento de granilite, a pista oferece mais qualidade nas transições (manobras mais suaves) e permite sua utilização em manobras de bicicleta ou patins.

Pista de Skate Xitão

Diversão garantida

 A Pista de Esportes Radicais Washington “Xitão” foi entregue à população em 2015. O local possui piso lixado, arquibancadas, jardim, além de rampas de acesso. A pista se localiza dentro do Espaço Alvorada, situado na Avenida Ministro Marcos Freire, s/nº, no Bairro Quietude. O nome da pista homenageia o skatista da Cidade Washington Amorim Souza, conhecido pelos amigos como “Xitão”, morador e estudante de Praia Grande, que teve sua vida interrompida por um ataque cardíaco.

Pista de Skate Boqueirão

A pista de Skate do Bairro Boqueirão foi entregue ao público em 2009. Está localizada na Rua Paraíba e tem 700 m² e desnível de até 1,40 metros. A pista possui estilo misto, com obstáculos de street (mesa e corrimão) e desníveis no estilo “Banks”, além de “cotovelo”, que permite manobras de skate aéreo. Melhor para os “overall”, termo utilizado para identificar os skatistas que praticam no mínimo três modalidades no esporte. Um dos destaques da obra é o piso, com uma cobertura de granilite. Com isso a pista ficou totalmente lisa e melhor para a realização das manobras.

Pista de skate Samambaia

Mais um espaço dedicado a skatistas

 

Inaugurada em 2008, a pista de skate do Samambaia localiza-se no Espaço de Eventos do bairro. É do tipo street e ocupa área de 700 metros quadrados. Possui cápsula (um local parecido com uma piscina onde os skatistas realizam suas manobras) e mini arquibancada. O equipamento esportivo foi construído em concreto armado, com revestimento de granilite de alta resistência. Esse material tem maior resistência à ação do clima e permite uso de outros tipos de equipamentos, como bicicletas e patins.

Área de Lazer Esporte Clube Jacaré

A área de lazer Esporte Clube Jacaré localiza-se no Bairro Esmeralda, entre as ruas Afrânio Peixoto e Joaquim Ozório. Inaugurado em 2007, o equipamento de lazer conta com quadras poliesportiva, de malha e de capoeira, half pipe de skate e área verde de 160 m². A quadra poliesportiva tem cobertura de asfalto monolítico, adequado para prática de modalidades como futsal, basquete e vôlei. Já a rampa de skate (Half Pipe) tem 1,60 metro de altura.

Centro de Excelência de Judô

Treinamentos e competições

 

O Centro de Excelência de Judô foi inaugurado em 2015 e está localizado na esquina das ruas Arari e Carimbó, no Bairro Tupi. O equipamento atende alunos do SuperEscola e atletas que representam a Cidade em competições. O local possui dois pavimentos. No térreo ficam dois vestiários (masculino e feminino), depósito para materiais, dojô, arquibancada, enfermaria, banheiros com acessibilidade (masculino e feminino), sala administração, secretaria, copa, plataforma, área de circulação e refeitório. Na parte superior (1º andar) estão à disposição dos frequentadores: duas salas de aula, espaço para reuniões e projeções, biblioteca, arquivo, almoxarifado e área de circulação.

Centro de Iniciação ao Esporte (CIE)

CIE José Moura

A Prefeitura inaugurou o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no início de 2019. O moderno equipamento, que está sediado na Avenida Esmeraldo Tarquínio Soares de Campos Filho, no Bairro Ribeirópolis, é um dos polos do Programa SuperEscola. O Centro é um espaço múltiplo uso com o objetivo de identificar talentos, formar atletas e cidadãos. No local, são praticadas modalidades olímpicas e paraolímpicas, além de futsal. A estrutura do Centro impressiona: o equipamento ocupa terreno de 3,5 mil m², com um total de 2,5 mil m² de área construída. Além do ginásio poliesportivo coberto, com cerca de 1,7 mil m², a estrutura conta com quadra poliesportiva, arquibancada com 181 lugares, academia e sala com plataforma elevatória.

Escolinhas de surf

Praia Grande inaugura mais uma escola

Para os amantes do mar, a Administração de Mourão criou aulas de surf. Recentemente, o serviço foi ampliado de 300 para 1000 vagas. Os alunos que quiserem surfar, além de contarem com as aulas no bairro da Guilhermina, ganharam um espaço com uma construção moderna, decoração temática e totalmente acessível para pessoas com deficiência. Trata-se da nova Escola de Surfe “Alex Orelhinha”, localizada no calçadão da orla do Bairro Canto do Forte, em Praia Grande. A unidade será utilizada pelos estudantes do projeto SuperEscola e como uma das bases do Praia Acessível.

A unidade tem aproximadamente 99,20 m², com 6,20m por 16m de área construída. A escola foi instalada na área rebaixada do calçadão, no nível da faixa de areia. Por isso, as rampas já existentes foram reformadas e readequadas seguindo padrões internacionais de acessibilidade.

Os equipamentos possuem áreas administrativas, armários, banheiros e vestiários (femininos e masculinos) adaptados, com chuveiros e sanitários acessíveis; além de áreas específicas para guardar adequadamente as pranchas utilizadas nas aulas.

O lado externo do local foi cercado por painéis artísticos de 4,20 metros de altura, com temática praiana, que reproduzem em alto relevo coloridos cenários relativos ao oceano. Já o entorno, entre a construção e os painéis, conta com piso emborrachado, que absorve melhor impacto e calor.