Participação popular aumenta o poder dos municípios

Em todas as suas gestões, Alberto Mourão sempre fez questão que a população reavaliasse seu governo. Ele acredita que o povo não deve ser somente representado, mas sim fazer parte do processo. Dessa forma, os cidadãos têm um papel ainda mais importante na democracia, não somente a cada 4 anos, nas urnas, mas também participando ativamente da Administração.

Existe ainda quem acredite que somente os representantes de cargos públicos têm poder dentro de uma administração governamental. Contudo, as leis e portais de transparência buscam mudar essa ideia. A comunicação de dados públicos e a consolidação de processos transparentes de gestão pública contribuem para o entendimento de que toda a sociedade é responsável e pode participar das decisões de um governo.

Para Mourão, a transparência, além de resultar em uma maior integração, ter acesso às informações também significa ter o poder de fiscalizar o governo. A população pode verificar se as promessas estão sendo cumpridas e como o dinheiro está sendo gasto. Dessa forma, cria-se uma relação de confiança entre cidadão e gestor.