Voz para juventude

  Alberto Mourão sempre deu voz aos jovens

Ciente de que os jovens merecem ter voz e oportunidades, ao longo dos anos, Mourão ampliou as políticas públicas para a juventude em Praia Grande. Além do Conselho Municipal, que defende os interesses desse público, a Administração busca meios de incentivar a realização de eventos e oferecer opções de capacitação aos jovens. Para isso, em 2013, Praia Grande criou a Sub-Secretaria de Juventude, que desenvolve ações específicas junto com as secretarias de Educação, Esportes e Lazer e Cultura e Turismo.

Além dos espaços públicos como o Palácio das Artes, as pistas de esportes radicais e a grande variedade de modalidades esportivas e culturais oferecidas pela Prefeitura, a Cidade realiza, ao longo do ano, eventos como o Festival da Juventude, o Praia Games, o Festival de Esportes Radicais, a Feira do Estudante e a Estação Verão Praia com atividades de lazer, esportes radicais, espaço para competições de videogames e música ao vivo.

Para se ter uma ideia, em 2019, o Festival da Juventude reuniu no mesmo mês o Praia Games, a Feira do Estudante e o Festival de Esportes Radicais – FERA no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues. O evento reuniu mais de 100 mil pessoas, incluindo os shows musicais.

O Projeto Praia Games, Arena Geek, voltado a quem curte cultura geek e quer se aventurar nos videogames, já contou com dez edições na Cidade. O evento oferece jogos, competições, painéis de debate, exposições, workshops e concursos de cosplay e de K-pop, além de conversas com artistas do mundo geek, youtubers, streamers, dubladores e desenhistas.

Já a Feira do Estudante oferece opções de testes vocacionais e demonstrações de cursos superiores para que os estudantes possam escolher com mais clareza o que desejam seguir profissionalmente. Durante o evento, instituições de ensino de Praia Grande e região e escolas de idiomas realizam palestras e bate-papos, dando aos jovens a oportunidade de conhecer algumas curiosidades dos cursos. Mais de 20 instituições de ensino participaram do evento em 2019 e montaram estandes demonstrativos.  Além disso, a feira contou atividades especiais recreativas temáticas, como Espaço Urbano, Espaço Cultural e o Lounge Fals.

        Festival de Esportes Radicais, 2019

Para os jovens amantes de adrenalina, existe o FERA, Festival de Esportes Radicais. O evento já foi realizado quatro vezes em Praia Grande e oferece opções de manobras radicais e muita música. O festival conta com arenas de várias modalidades, como Skate, patins in-line, parkour, slackline, BMX, crossfit e Surf Skate, além de shows de bandas regionais e atrações nacionais.

O Projeto Estação Verão Praia, que agita moradores e turistas durante a temporada de verão, já é conhecido. Em  2019, as arenas foram aprimoradas e além dos espaços tradicionais de lazer, esportes e música, a Cidade contou com arenas Geek, onde o público jovem se divertiu com estações de jogos freeplay e o adorado Just Dance. Além disso, os fãs de esportes radicais contaram com espaços dedicadas a esse segmento, com slackline, bunge trampolim, pista de overboarding e bungee jum.