Inovação e tecnologia promovem eficácia em serviço público

Tecnologia de última geração ¨Sala de Videomonitoramento¨

Quando assumiu a prefeitura, Alberto Mourão se deparou com grande descontrole nos processos administrativos. Havia diversos tipos de falhas, desde pagamentos duplicados a fornecedores, até salários pagos indevidamente. Com isso, a falta de confiança do contribuinte só crescia. Diante da situação, o próprio prefeito passou a fazer um controle manual dos gastos, folhas de pontos, notas de pagamentos, entre outros. Contudo, Mourão nunca deixou de pensar na inovação como aliada da gestão pública

Com o passar dos anos, por meio da tecnologia, Alberto Mourão buscou meios de garantir que os serviços de saúde, educação e segurança, por exemplo, atendessem à população de maneira mais ágil.

O fato de diversas pessoas ficarem horas para conseguir um atendimento médico ou um agendamento para realização de exames são grandes exemplos de como o setor público deve avançar para ser mais atento às necessidades da população. Para Mourão, a tecnologia possibilita que as atividades governamentais estejam mais próximas do cidadão.

Alberto Mourão acredita que uso da tecnologia torna a gestão pública muito mais eficiente. Ainda assim, é necessário que os resultados sejam acompanhados através da aplicação de indicadores de desempenho, pois eles permitem que os governantes tenham uma visão geral sobre a eficácia dos processos. Isso é fundamental para identificar falhas e fazer com que os funcionários priorizem as metas e ofereçam serviços qualificados para a população.

Com o acompanhamento de resultados, a prefeitura identificou pontos negativos e realizou ações capazes de diminuir e até eliminar problemas nos processos. Dessa forma, Mourão não abriu mão de recursos tecnológicos que o ajudassem a acompanhar o cumprimento dos contratos, verificar se o uso dos recursos financeiros estava sendo feito corretamente, ou ajudar na elaboração do planejamento estratégico.

A inovação tecnológica também contribui para tornar o governo mais transparente. Atualmente, os municípios contam com portais de transparência que divulgam o uso dos recursos públicos para os cidadãos, por exemplo.

Saúde- Todo atendimento da rede municipal de saúde é feito por meio de prontuário eletrônico. Dessa forma, o histórico dos pacientes fica registrados no sistema.

Sala de Informática

Educação- Todas as unidades de Ensino Fundamental contam com lousas digitais e tablets para serem utilizados pelos alunos.

As unidades de Educação Infantil e atendimento de Creche contam com salas de informática equipadas com mesas educacionais interativas informatizadas e lousas digitais.

Segurança- Quando o assunto é câmera de monitoramento, Praia Grande vira referência no combate à criminalidade. O município possui quase 3 mil câmeras espalhadas por diversos pontos da cidade.

Em 2019, Alberto Mourão continuou investindo em tecnologia, trazendo para Praia Grande um moderno sistema de reconhecimento de caracteres, chamado cerco eletrônico, com tecnologia capaz de identificar qualquer veículo que entre ou saia da Cidade, facilitando assim o trabalho de investigação ou a localização de carros e motos furtadas ou roubadas.

Meio Ambiente e Segurança- Drones são utilizados para contenção de área de invasão e prevenção de desmatamento de áreas ambientais.

Drones para Guarda Civil Municipal

Recentemente, os equipamentos foram utilizados para identificar aglomerações que podem ser responsáveis pela proliferação da Covid-19.

Os drones são específicos para a Segurança Pública e têm um dispositivo capaz de emitir mensagens sonoras por meio de um alto-falante no próprio equipamento. O recado pode ser pré-gravado ou emitido no momento da ação.