Educação é a base da sociedade

Esta semana o assunto de destaque nos noticiários foi a volta às aulas presenciais na rede de ensino regular. Mesmo com restrições e cuidados necessários em prevenção à covid, assistimos o retorno feliz de crianças, adolescentes e profissionais para as unidades de educação. O brilho nos olhos, a ansiedade e a chance de retornar à escola depois de mais de um ano renovam a esperança, mas os cuidados e a proteção devem continuar.

Nessa hora, percebemos a diferença que faz ter espaços escolares estruturados e planejados para receber os alunos e professores com o conforto e a segurança que eles merecem.

O homem é fruto do seu meio e sempre quis oferecer para as crianças e jovens a referência de locais estruturados, limpos, humanizados e estimulantes ao aprendizado e a cidadania.

Pensando nisso, me vem à mente a luta pela consolidação do projeto educacional em Praia Grande. São quase três décadas de um trabalho incansável pela excelência da educação, prezando a qualidade do ensino.

Sempre me importei e lutei por melhorias para área, desde o início da minha trajetória na vida pública. Como vereador participei assiduamente de reuniões com pais e diretores. Depois, como secretário de Educação, mostrei que a educação não deveria ser feita de forma política e clientelista, mas sim de políticas públicas. Daí em diante, assumi o primeiro mandado como prefeito, e o período foi o divisor de águas para Praia Grande. A Cidade passou por uma grande reformulação e as ações voltadas à área da educação acompanharam essa evolução.

Atualmente, a educação do Município serve como referência para as demais cidades da Baixada Santista e também do Estado de São Paulo, e isso graças aos investimentos em material, tecnologia, mão de obra qualificada, valorização profissional e infraestrutura adequada dos prédios escolares.

A rede municipal de ensino de Praia Grande conta com 77 unidades escolares, todas padronizadas, com infraestrutura moderna, ambientes amplos, arejados e motivadores ao aprendizado, bibliotecas, salas de informática, pátios para recreação, quadras para atividade física, sem falar nos recursos de tecnologia inseridos na rotina dos alunos e professores, como lousas digitais e tablets para serem utilizados pelos alunos.

Antes da pandemia, Praia Grande registrou a marca de aproximadamente 53 mil alunos matriculados na rede municipal, e fornecia cerca de 130 mil refeições por dia, com cardápio elaborado por nutricionistas, para alunos, com sistema self service, que estimula ainda mais a coordenação e autonomia das crianças.

Faço questão de citar a evolução da educação infantil do Município. Enquanto muitos viam as creches como depósitos de crianças, sempre enxerguei a importância da educação nos primeiros anos de vida para o desenvolvimento dos pequenos. Para garantir o atendimento adequado de educação na primeira infância, trocamos as casinhas adaptadas por creches estruturadas, investimos em ambientes amplos, limpos, organizados e saudáveis, espaços que facilitem a disciplina e o aprendizado. E fizemos isso em toda a rede municipal de educação, valorizando o Ensino Infantil, o Ensino Fundamental, a complementação educacional com atividades esportivas e culturais no contraturno escolar, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Especial.

Também sou um defensor das escolas em período integral. Jovens devem ter acesso ao ensino público profissionalizante através das ETEcs (Escola Técnica) e ETIMs (Ensino Médio Integrado ao Técnico), tanto que lutei para a implantação das duas unidades em Praia Grande, mas este número pode ser ainda maior e tenho como meta mais escolas neste formato, oferecendo, assim, mais oportunidade para os jovens ingressarem no mercado de trabalho.

A educação como base da sociedade. Sempre acreditei que ela é capaz de formar cidadãos, pessoas conscientes de seu papel na sociedade, que contribuam para a evolução humana.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *