CONSTRUINDO O AMANHÃ

Alberto Mourão

Praia Grande completa 36 anos neste dia 19 de janeiro com a entrega de dezenas de obras e serviços à população fixa e flutuante. Não há região, setor ou segmento da comunidade que não esteja sendo beneficiado pelo leque de inaugurações promovidas este mês.

São novas unidades de saúde, escolas, quilômetros de pavimentação e drenagem, unidades habitacionais, revitalização do centro comercial da Cidade Ocian, cursos profissionalizantes, extensão do transporte coletivo, entre outras. A primeira etapa da duplicação do Acesso 291 com as passagens subterrâneas de veículos e pedestres, que passa a se chamar Via Expressa Sul, e do Projeto Cidade Integrada, com a entrada em operação da Central de Monitoramento, representam um marco na história de nosso Município, que avança nos trilhos da modernidade.

Tais benfeitorias ganham uma importância singular se considerarmos que são, em sua quase totalidade, frutos dos tributos municipais, ou seja, do suor do trabalho de contribuintes praiagrandenses, e não de repasses de recursos de outras esferas governamentais.

Contudo, temos consciência de que a maior obra, e a que mais necessitamos, ainda está por ser realizada. A ela queremos nos dedicar e solicitar o empenho de todos, uma vez que a mesma só pode ser concebida através do esforço coletivo. Não se trata de uma obra física, palpável, que se deteriora com o tempo e precisa de reformas, mas sim da construção de uma nova sociedade, formada por cidadãos conscientes de seus direitos e, principalmente, suas obrigações; com senso crítico e capacidade de discernimento, para que não sirvam de massa de manobra; cidadãos que saibam gerenciar sua vida e se adaptar às transformações que ocorrem numa velocidade cada vez maior no mundo, em função dos avanços tecnológicos.

É por isso que estamos investindo maciçamente no setor de Educação, na capacitação dos professores, a começar pelo Ensino Infantil, que atende crianças até os 7 anos, ou seja, no período essencial para a formação de seu caráter.

Apesar de sabermos que os governantes que agem com responsabilidade e ética, implantando políticas públicas que só irão apresentar resultados a médio e longo prazos, nem sempre têm seu trabalho reconhecido, vamos manter essa conduta, na certeza de que estamos semeando hoje a melhoria da qualidade de vida das futuras gerações.

Temos plena convicção de que estamos no caminho certo, e que trabalhando “com a força da união” de todos os segmentos de nossa comunidade, poderemos fazer valer o lema do Hino de Praia Grande e assim, consolidar a vocação desta jovem Estância Balneária de ser o centro irradiador de um futuro promissor para a Região Metropolitana da Baixada Santista.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *