A importância do esporte na formação do cidadão!

Já que o clima é de Olimpíadas vou aproveitar o momento para expressar meu pensamento, ações e convidar todos a refletir sobre o assunto.

Tem uma frase motivacional que circula na internet e diz: O único lugar que SUCESSO vem antes de TRABALHO é no dicionário. Pois bem, a Olimpíada é uma forma de mostrar isso para nossas crianças e jovens.

 

Antes de chegar ao Pódio, ou até mesmo a Tóquio, a Rayssa Leal, o Ítalo Ferreira, Kelvin Hoefler, Fernando Scheffer e Daniel Cargnin, caíram muito, se machucaram, se decepcionaram, mas principalmente PERSEVERARAM, PERSISTIRAM e tiveram DISCIPLINA.

Sempre acreditei no Esporte não somente como formador de atletas, o que claro, é bem legal. Mas principalmente como ferramenta de desenvolvimento social, educacional, de saúde e qualidade de vida.

No social, o esporte ocupa as crianças e jovens nos momentos em que poderiam estar na rua, vulneráveis à criminalidade; além de se socializarem melhor. No educacional já é comprovado que os jovens que praticam esportes têm melhor rendimento escolar do que os que estão ociosos. Na saúde e qualidade de vida não é preciso nem dizer os resultados: são maravilhosos na prevenção e combate à diversas doenças físicas e psicológicas.

Controle emocional, mais saúde, autoconfiança, disciplina, inclusão, persistência e trabalho em equipe são alguns dos resultados que o esporte proporciona.

Por isso, não é à toa que quando Prefeito de Praia Grande me debrucei em estudos e na criação de diversos equipamentos esportivos que foram consagrados em 2007, quando sediamos os Jogos Abertos do Interior e tivemos o ANO DO ESPORTE na Cidade, mas esse não era o foco, nosso objetivo era que a estrutura esportiva continuasse sendo utilizada pela população e recebesse ainda diversas competições. Missão cumprida!

 

Em diversas categorias, o SuperEscola de Praia Grande formou atletas que subiram ao pódio em competições internacionais, nacionais e estaduais, como a campeã mundial de judô sub-17 Tawany Gianelo; o campeão e recordista brasileiro de atletismo sub-16/18 e 20, Luis Gustavo Aguiar; o campeão dos Jogos Parapan-Americano, Nathan Torquato; e o campeão sul-americano e membro da elite do surf, Alex Ribeiro (orelhinha), que dá nome a Escola de Surf do Canto do Forte.

Nos anos que seguiram continuamos investindo no esporte não só com a ampliação da estrutura de equipamentos, mas com incentivos aos atletas como bolsas de estudo 100% nas escolas da rede privada do Município, nos ensinos fundamental e médio, vales transportes para os atletas da Cidade, kits lanches aos desportistas, uniformes, materiais esportivos e custeio de taxas para a disputa de competições regionais, estaduais, nacionais e até internacionais.

Hoje são 11 ginásios poliesportivos, 10 campos de futebol (inclusive com grama sintética), Centro de Iniciação ao Esporte e o de Excelência de Judô, 2 piscinas cobertas e aquecidas, uma delas semi-olímpica, Centro Náutico para a prática de vela e caiaque, pista de atletismo, 2 escolas de surf, quadras de bocha e malha, pistas de esportes radicais para skate e bmx, além do Instituto Neymar, em que a Cidade cedeu a área. Temos ainda atividades esportivas nos Programas de Integração e Cidadania, os PICs, que como o próprio nome já diz, promove cidadania nas sete unidades em diversos bairros. São milhares de atendidos em toda a estrutura.

É no esporte que nossas crianças aprendem a cair, levantar e tentar novamente, a lidar com as adversidades, com as frustrações. E como diz a música: “um joelho ralado dói bem menos do que um coração partido”, mostrando que a vida não é um conto de fadas, mas que eles podem se transformar em FADINHAS DO ESPORTE, como a pequena Rayssa Leal. E quando eles aprendem isso desde cedo, tornam-se adultos melhores, cidadãos gigantes.

Assim, ACREDITANDO EM FADAS, renovamos a fé em um mundo cada vez melhor e mais unido.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *